18.00€ 16.20 
Titulo Preparação do Papel pelo Ator
Autores Konstantin Stanislávski, Nina e Filipe Guerra (tradutores)
Colecção
Biblioteca básica de teatro
Género
Ensaio
Proposto por
TNDMII
Editor
José Carlos Alfaro
Formato
12,5 x 21
N.º Páginas
452
ISBN
978-989-8349-64-4
Terceiro volume da monumental obra de Stanislávski sobre a preparação do Actor.
Este é o terceiro livro da trilogia de Stanislávski sobre a «preparação do actor». Tal como o segundo volume por nós publicado, não foi editado em vida do autor e a sua organização também lhe foi alheia, uma vez que se compõe de materiais coligidos ao longo dos anos por Stanislávski e que ele destinava ao tema da «Preparação do Papel pelo Actor». Segundo os organizadores, as partes principais do volume «são variantes do livro não realizado, e nenhuma dessas variantes foi completada pelo autor. […] A composição do livro, em alguns capítulos, não foi estabelecida definitivamente por Stanislávski». Este terceiro volume seria o culminar do «sistema» stanislavskiano e representaria, pode dizer-se, a aplicação prática de todos os princípios, teorias e exercícios que Stanislávski experimentou ao longo da sua vida de actor, encenador e pedagogo da arte teatral.
Konstantin Stanislávski nasceu em Moscovo a 5 de Janeiro de 1863. Foi actor, encenador, professor e escritor de grande relevância, nos séculos XIX e XX. Fundou, em 1897, juntamente com Vladimir Danchenko, o Teatro Popular de Arte, mais tarde o Teatro de Arte de Moscovo, que dirigiu durante cerca de 40 anos. A obra deste autor está intimamente ligada à do escritor e dramaturgo russo Anton Tchekov, cujas peças foram encenadas e apresentadas pela companhia de Stanislávski. No final da vida, dedicou-se sobretudo à escrita, bem como ao ensino e desenvolvimento do seu método de representação teatral. Morreu a 7 de Agosto de 1938, em Moscovo. Em 1929, Elizabeth Hapgood, estudiosa americana de literatura russa, e o marido, Norman Hapgood, crítico de teatro, tentaram convencer Stanislávski a escrever e publicar uma obra onde sintetizasse a sua experiência no teatro. Deste desafio resultou o primeiro volume de uma trilogia: A Preparação do AtorA Construção da Personagem e A Criação de Um PapelA Preparação do Ator foi inicialmente traduzido por Elizabeth e publicado em inglês, em 1939, pela Theatre Arts Books, dois anos antes de ser publicado na Rússia. A obra dá conta, a actores e aspirantes, da visão de um actor e encenador experiente sobre a forma de levar à prática a teoria subjacente ao famoso método Stanislávski. Trata-se, portanto, de um guia que pretende orientar o desenvolvimento da representação teatral.
Sem informação.
Sem informação
Venha construir esta editora connosco