Imprimatur (imprima-se) era a palavra latina gravada no selo que a Inquisição usava para indicar que um determinado original podia ser impresso.
O Projecto E-Primatur é uma ideia de Hugo Xavier, ex-editor da Cavalo de Ferro e da Ulisseia, do Grupo Babel; de Pedro Bernardo, ex-responsável editorial da Edições 70 e da Actual, do Grupo Almedina; e de João Reis, ex-editor da Eucleia.
A linha editorial é constituída por obras essenciais que marcaram leitores e foram capazes de mudar mentalidades – para o bem e para o mal – e, por vezes, a própria História. Os livros que serão editados pela E-primatur visam preencher lacunas graves no panorama cultural e editorial português.
As nossas edições são divulgadas a partir do sítio do Projecto E-Primatur, nas redes sociais bem como nas páginas de sítios parceiros.
Parte do Projecto contempla a figura do crowdpublishing, a vertente para edição de livros do crowdfunding, ou financiamento colectivo, como apoio à publicação, mas sobretudo como mecanismo de promoção, divulgação e financiamento.
No sítio da Editora é também possível o leitor indicar que livros gostaria de ver publicados no mercado português ou que obras gostaria de ver reeditadas depois de longos períodos de ausência dos escaparates. Não garantimos que todos os títulos possam vir a fazer parte do catálogo, mas serão seguramente tomados em consideração.
O projecto vive também da capacidade de os leitores construírem uma comunidade e só será de facto uma realidade se quem gosta de livros passar a palavra e participar na promoção e na divulgação, tendo para tal as redes sociais um papel tão importante como os círculos de amigos.
A desculpa habitual das editoras para a publicação de um determinado título ou a não publicação de outro é o «mercado», mas o mercado são os leitores. Este será o primeiro projecto editorial que vai efectivamente dar voz àqueles que lêem. E-Primatur é o «Imprimatur» dos leitores que, pela primeira vez, terão a palavra final.
Contamos convosco.
Pedro Bernardo
Hugo Xavier
João Reis