O conjunto dos 3 volumes que constituem a monumental obra de Stanislávski sobre a preparação do Actor.
Preparação do Ator, Vol. I: no seu processo criador de vivência das emoções
Este volume, o primeiro da obra essencial de Stanislávski, incide sobre o «processo criador de vivência das emoções» e – juntamente com um segundo volume sobre a encarnação do papel e a construção da personagem – é o resultado da formulação do sistema de Stanislávski sobre o trabalho psicofísico do actor, acompanhada, explicada, reelaborada e justificada por inúmeros exercícios dramáticos em palco, com teorias que tomam aqui a «forma especial» de um diário exaustivo e informal. Esta obra configura o culminar de trinta anos de trabalho prático de cena de Stanislávski, um trabalho de investigação constantemente reelaborado e readaptado, o que torna esta súmula essencial uma obra aberta, característica que lhe conferiu influência esmagadora na renovação do teatro mundial do século xx. A tradução, feita pela primeira vez em Portugal directamente do russo, respeitou a «forma especial» desejada pelo autor e as suas «repetições premeditadas», evitando truncagens, acrescentos, interpretações e arranjos estilísticos.
Preparação do Ator, Vol. II: No seu processo criador de encarnação
Este livro, composto por materiais preparados pelo autor, é a continuação do volume anterior (Preparação do Ator no seu processo criador de vivência das emoções) e tem uma ligação directa com ele. Stanislávski trata do desenvolvimento do aparelho físico do actor, necessário para a elaboração dos elementos da expressividade exterior cénica. No seu «sistema», a técnica da encarnação cénica tem a mesma importância que a vivência interior das emoções. O processo criador é visto como uma interligação de processos psíquicos e de processos físicos. Assim, Stanislávski esboçou aqui uma espécie de manual para o treino dos actores, contendo exercícios para estes e indicações metodológicas para os pedagogos. Na presente edição, o texto de Stanislávski é mantido intacto, e a mudança na disposição dos fragmentos apenas se aceita quando existem, para tal, indicações directas do próprio autor.
Preparação do Papel pelo Ator
Este é o terceiro livro da trilogia de Stanislávski sobre a «preparação do actor». Tal como o segundo volume por nós publicado, não foi editado em vida do autor e a sua organização também lhe foi alheia, uma vez que se compõe de materiais coligidos ao longo dos anos por Stanislávski e que ele destinava ao tema da «Preparação do Papel pelo Actor». Segundo os organizadores, as partes principais do volume «são variantes do livro não realizado, e nenhuma dessas variantes foi completada pelo autor. […] A composição do livro, em alguns capítulos, não foi estabelecida definitivamente por Stanislávski». Este terceiro volume seria o culminar do «sistema» stanislavskiano e representaria, pode dizer-se, a aplicação prática de todos os princípios, teorias e exercícios que Stanislávski experimentou ao longo da sua vida de actor, encenador e pedagogo da arte teatral.