Da literatura, da arte, da política, da filosofia, da economia, da história, da nação e da sua administração...
Pessoa sobre tudo e todos na companhia de vários dos seus heterónimos que trilharam os caminhos da prosa..
O livro de citações definitivo da prosa pessoana. Uma colectânea que cobre a obra total de Pessoa. Uma das primeiras colectâneas de citações pessoanas a ter a preocupação de colocar todas as citações famosas de grande génio das letras lusas e mundiais no seu devido contexto para que a citação não seja feita no vazio da ignorância.
Vasco Silva, o maior "publisher" de Fernando Pessoa e profundo conhecedor da obra do escritor que foi vulto maior da modernidade literária, apresenta uma selecção única que revela um Pessoa (e seus heterónimos) em momentos de pura genialidade literária e intelectual que ficarão memopráveis para qualquer leitor.
LER MUITOS LIVROS
A cultura é o efeito da civilização sobre a sensibilidade. É preciso não confundir a cultura com as causa que a produzem: ler muitos livros pode levar à cultura, mas ter lido muitos livros não é ser culto, é só ter lido muitos livros. É assim com certos elementos da cultura. Há viajantes que andam milhares de milhas, mas nunca saíram de casa porque nunca saíram de si. Há outros que fizeram só uma viagem aos arredores da vila de onde nunca se afastaram mais, e trazem nas mãos, ao voltar para casa, flores, novidades e duas ou três metafísicas.
Prosa de Álvaro de Campos
PROVINCIANISMO
Se fosse preciso usar de uma só palavra para com ela definir o estado presente da mentalidade portuguesa, a palavra seria «provincianismo».
Fernando Pessoa
Fama, n.º 1, Novembro 1932
BONDADE
A bondade é a delicadeza das almas grosseiras.
Livro do Desassossego por Bernardo Soares, Vol.II.
A NOTA SEXUAL
Todos os indivíduos grosseiros têm necessidade da nota sexual; é ela, até, que os distingue. Não podem contar anedotas fora da sexualidade; não sabem ter espírito fora da sexualidade. Vêem em todos os pares uma razão sexual de serem pares.
Que tem o sistema do Universo com as deficiências sexuais de cada um?
Barão de Teive
A Educação do Estóico
ESPECIALISTA
Um especialista é um homem que sabe qualquer coisa de uma coisa e nada de todas as coisas. De uma coisa não se pode saber senão qualquer coisa, porque o conhecimento humano é limitado. E, para perceber qualquer coisa seria preciso perceber todas as coisas, pois uma coisa é parte de todas as coisas. O especialista, pois, é um homem que não sabe nada e vive dessa ciência.
O especialista é útil apenas quando a sua especialidade é tão restrita que não tem importância. Pode haver bons especialistas de pregar pregos; não pode haver bons especialistas de construção de civilizações. Há muito bons cavadores e nenhum bom psiquiatra.
O especialista é um homem que tem a opinião dos outros, embora sobre um só assunto. O especialista é incapaz de iniciativa. Por isso os especialistas são muitos e felizes.
Álvaro de Campos
Vida e Obras do Engenheiro