24.90€ 17.89 
Valor mínimo para apoiar este livro
10
Apoiantes
142
Apoiantes Necessários
Titulo Manifestos, Textos Críticos e Afins - Obras Completas III
Autores Mário-Henrique Leiria, Tania Martuscelli (Organização)
Género
Obras Completas
Proposto por
Tania Martuscelli
Editor
Hugo Xavier
Formato
15,5x23,5
N.º Páginas Estimado
604
Data Estimada
Mario / Junho de 2019
ISBN
978-989-8872-25-8
Notas
Mário-Henrique Leiria nunca foi autor de esconder as suas opiniões e este volume revela-o em pleno.
Grosso modo inédito em formato livro, este terceiro volume das obras de Mário-Henrique Leira reune os mais dispersos materiais saídos da pena do génio do surrealismo português.

Manifestos, Textos críticos, Cartas, e um sem número de textos que não se enquadram em categoria nenhuma. O autor escreve e opinia sobre tudo e todos. Este é o retrato de Portugal e do mundo visto por um autor diferente de uma forma diferente.

A perspectiva da análise política, social e artística é sempre corrosiva e incómoda (e muito divertida) e permite pela primeira vez ao leitor português uma leitura mais abrangente sobre o homem e a sua obra.

«Porque será que estes poetas não podem – ou não querem – ser humanos? Porque será que, para eles, uma árvore não é apenas uma árvore e uma janela tem sempre de ser tão complicada como um tratado de filosofia?

“O seu olhar era claro
e o seu corpo era manhã”

“O seu corpo era manhã”!... Irra, porque razão o corpo não havia de ser apenas um corpo, um bom e sensual corpo, mas, acima de tudo, um corpo? “O seu corpo era manhã”!! Ora que esta!! Que diabo de ideia! Era bem feito que, cada vez que ele procurasse um corpo, apenas encontrasse uma manhã, uma manhã bem fria que o pusesse a espirrar e a bater o queixo.» in Diário
Mário-Henrique Leiria (1923-1980) é um dos nomes maiores das letras lusas e um dos grandes autores de culto do século XX.
Expoente maior do surrealismo, Mário-Henrique Leiria foi um obreiro das literaturas alternativas, quer como escritor, experimentalista sempre, brilhante eternamente, quer como tradutor que foi de várias literaturas e géneros de vanguarda à época (ficção-científica ou policial psicológico).

A obra de Mário-Henrique Leiria, sendo curta, aborda os mais diversos géneros e formas. Além dos famosos «Contos do Gin-Tonic» e «Novos Contos do Gin-Tonic», pode encontrar-se poesia, colagem, novela, cartas, traduções, prefácios e artigos.

Autor de culto, é certamente uma das vozes mais originais e invulgares das letras lusas do século passado.

Além de escritor foi editor (no Brasil, onde esteve exilado), pintor, e encenador teatral.

***

Tania Martuscelli é crítica de literatura e de arte e ocupa o cargo de Professora Auxiliar no Departamento de Espanhol e Português na Universidade do Colorado, em Boulder, nos Estados Unidos. Especializou-se nas áreas de literatura e cultura dos séculos XIX ao XXI em língua portuguesa. A sua investigação tem por cerne as vanguardas portuguesas e os estudos transatlânticos, sobretudo entre Portugal e o Brasil. Além dos seus livros Mário-Henrique Leiria Inédito e a Linhagem do Surrealismo em Portugal (2013) e (Des)Conexões entre Portugal e o Brasil – Séculos XIX e XX (2016), Martuscelli colabora com diversas revistas especializadas em arte e literatura no mundo, como Colóquio/Letras, Brasil/Brazil, Modernism/modernity e Portuguese Studies.
Sem informação.
impresso em papel snowbright com selo ambiental.
Venha construir esta editora connosco