10.00€9.00€
Titulo O Homem-Elefante
Autores Bernard Pomerance, Miguel Castro Caldas (tradutor)
Colecção
Textos de teatro
Género
Teatro
Proposto por
TNDMII
Editor
José Carlos Alfaro
Formato
13 x 20 cm
N.º Páginas
88
ISBN
978-989-8349-08-8
Celebrizada através do filme de David Lynch, a história do Homem-Elefante baseia-se na vida de John Merrick (1862-1890), portador de uma terrível doença que lhe deformava o corpo.
Tanto o filme de Lynch como esta peça de Bernard Pomerance vão beber à mesma fonte: os relatos de Sir Frederick Treves, o médico que descobriu o maltratado Merrick num espectáculo de feira, onde as suas deformações e a sua desventura constituíam uma atracção pública. Acolhido para observação num prestigiado hospital londrino, Merrick é entregue ao cuidado do famoso e jovem médico, passando de objecto de pena a coqueluche da aristocracia e dos intelectuais. No entanto, a sua esperança de um dia poder ser um homem como os outros acaba por se revelar um sonho que nunca será realizado.
Bernard Pomerance, dramaturgo e poeta americano, nasceu em Brooklyn, em 1940.
Mudou-se para Londres em 1968, onde, em 1972, fundou com Roland Rees e David Aukin a companhia Foco Novo (título de uma peça sua, com a qual a companhia se constituiu). Para a Foco Novo adaptou, entre outras peças, Um Homem É Um Homem, de Bertolt Brecht, em 1975, e escreveu O Homem-Elefante, que estreou em 1977 no Hampstead Theatre, com encenação de Roland Rees, e fez itinerância passando pelo Britain´s National Theatre. Depois, em 1979, teve uma nova produção, na Broadway, encenada por Jack Hofsiss. O Homem-Elefante ganhou o Drama Desk Award, o New York Drama Critics’ Circle Award, três Tonys e três Obies. Ao contrário do que se costuma pensar, o Homem-Elefante de David Lynch não é uma adaptação da peça de Bernard Pomerance.
Sem informação.
Sem informação
Venha construir esta editora connosco