16.90€ 15.21 
Titulo O Sobrevivente
Autor Álvaro Faria
Colecção
Contemporânea
Género
Romance
Proposto por
Ricardo Álvaro
Editor
Hugo Xavier
Formato
15,5x23,5cm
N.º Páginas
324
Data
Julho de 2018
ISBN
978-989-99721-2-4
Notas
Excerto
Daniel sobreviveu à gripe asiática quando era pequeno na também pequena aldeia de Vilar de Tabuinhas...
... sobreviveu a uma fuga clandestina através da uma Espanha convulsionada, sobreviveu em França onde aprendeu a trabalhar e a pensar, sobreviveu (depois do regresso a Portugal) na Guiné aos horrores da guerra, sobreviveu, enfim. E viveu.

Um romance invulgar, misto de história de formação e retrato de uma geração, um povo e um país.

Escrito numa linguagem que parece ter vida própria, seguimos dois universos, o de Daniel que partiu e o da aldeia que ficou. Cada um dos universos dá-nos uma ideia de como o progresso chega e intervém de forma diferente na vida de todos.

Esta é uma daquelas obras em que se tornará difícil interromper a leitura.  Linguagem e enredo agarram o leitor não o largando mesmo depois da última página.

"Uma página da nossa história recente é literariamente narrada com o rigor de quem ama a palavra escrita, através de um protagonista cujas vivências se situam geograficamente no Interior, na Diáspora e na guerra colonial, aqui reproduzidos com valor etnográfico. A identidade de Daniel vai sendo construída nos reflexos das demais personagens, num jogo de espelhos inteiramente desvelado, somente, no último ato." Ana Ribeiro da Silva (Investigadora de Ciências Sociais e Humanas)
Álvaro Faria é actor, encenador e autor.
Nascido em 1954, Álvaro Faria é conhecido do público pelas inúmeras peças teatrais em que participou (de Gil Vicente, António Ferreira, Almeida Garrett, Almada Negreiros, Bernardo Santareno, Shakespeare, Christopher Marlowe, Lope de Vega, Molière, Sean O’Casey, Eduardo de Filipo, Brecht, Eugene O'Neill, Tennessee Williams, Witckiewicz, Gombrowicz, Jean Anouilh, Peter Weiss, etc.), assim como pela presença em produções televisivas e cinema e pelas suas aparições como leitor de poesia ou contador de histórias. Como encenador, estreou-se em 1983.

É autor de mais de uma dezena de peças levadas à cena (algumas em parceria) e ainda guiões (para cinema, documentários, etc.), obras para rádio, etc. Publicou «A História de Suleiman» (monólogo teatral; Campo das Letras, 2003), «O Berbicacho» (para crianças; Lua Mágica, 2009) e «As Viagens do Zé Latão» (teatro infantil; Imprensa Nacional / SPA, 2012).

É, sob o nome Álvaro Pereira, grande-mestre de xadrez por correspondência. Escreveu dois livros de xadrez, ambos editados pela Caminho.
Sem informação.
Impresso em papel Snow bright com certificado ambiental
Venha construir esta editora connosco