Vultos & Perfis retrata aspectos da vida e da obra de cinco figuras de referência da cultura portuguesa do século xx, a saber, Luís de Almeida Braga, Alexandre de Albuquerque, João Ameal, Afonso Botelho e Guilherme Braga da Cruz.
Homem de pensamento e de acção, Luís de Almeida Braga esteve na Galiza com Paiva Couceiro, foi fundador do «Integralismo Lusitano», exilou-se por ocasião da Monarquia do Norte, foi escritor, advogado e doutrinador político.
Alexandre de Albuquerque, também soldado de Couceiro, bateu-se em duelo com Afonso Costa, exiliou-se no Brasil, foi Deputado e homem de Letras – prosador, poeta e dramaturgo.
João Ameal, filósofo de raiz tomista, afirmou-se como um dos mais brilhantes escritores do seu tempo, tendo sido galardoado com o “Prémio Ramalho Ortigão” e com o “Prémio Alexandre
Herculano”.
Afonso Botelho distinguiu-se como pensador político legitimista, herdeiro do «Integralismo Lusitano» e da «Renascença Portuguesa», cujo ideário filosófico procurou substancialmente relacionar.
Guilherme Braga da Cruz foi jurisconsulto, historiador do Direito, pedagogo e Reitor da Universidade de Coimbra, sendo propósito da Igreja Católica proceder à sua beatificação.
Cinco vultos portugueses do século xx, cinco homens cultos, cinco patriotas, cinco aristocratas, justificam o primeiro capítulo do presente volume, subordinado ao tema “Introdução à teoria da
Nobreza”.