Repesco uma pequena lista que já deixara no Facebook (e com um acrescento). Por defeito profissional, praticamente só leio ensaio e a pouca ficção que li não me encheu as medidas, em especial Houelllebcq – O Mapa e o Território e Submissão, tendo gostado mais do primeiro do que do segundo –, que me parece um autor sobrevalorizado; mas admito que o defeito possa ser meu. Do que li, os melhores são:

KL. História dos Campos de Concentração Nazis, de Nikolaus Wachsmann / D. Quixote. Um portento que ficará durante muito tempo como a obra de referência sobre o tema

Racismos. Das Cruzadas ao Século XX, Francisco Bethencourt / Temas & Debates. Idem. De uma abrangência ímpar, com teses interessantes e bem fundamentadas e repleto de iconografia (pelo menos na edição em língua inglesa, a original; não li a tradução portuguesa nem a folheei).

Europa. A Luta Pela Supremacia. De 1453 aos nossos Dias, Brendan Simms / Edições 70 (sobre este sou suspeito, pois fui eu que o publiquei na 70).

Referência ainda a uma obra publicada pela Objectiva: O Ocidente no Divã. Uma Análise do Nazismo na Civilização Ocidental, de Jean-Louis Vullierme. Apesar da entorse ao original, no título (Le Miroir de l'Occident), é um texto interessantíssimo, que vale a pena ler para se perceber que o nazismo não é uma criação ab nihilo e onde Hitler e outros foram buscar influências.
 
Boas Festas e Boas Leituras