22.00€ 19.80 
Titulo Obras Completas - Teatro - Volume III
Autores Luiz Vaz de Camões, Maria Vitalina Leal de Matos (Introdução, organiza, Vanda Anastácio (fixação de texto)
Género
Obras Completas
Proposto por
Hugo Xavier
Editor
Hugo Xavier
Formato
15,5x23,5cm
N.º Páginas
290
Data
Agosto de 2020
ISBN
978-989-8872-43-2
Notas
A primeira edição das obras completas de Camões em mais de 40 anos, preparada pela maior especialista no autor.
Dividida em três volumes − «Épica & Cartas», «Lírica» e «Teatro» − esta é a primeira edição da obra de Camões em várias décadas, pensada como um todo que recolhe na íntegra o corpus de obras do autor. A edição das Obras Completas é apresentada com diversos materiais de apoio: introduções a cada um dos géneros da obra do poeta, uma biografia de Camões e uma introdução geral, bem como um aparato de notas explicativas importantes, que contextualizam o autor e a época, fornecendo assim ao leitor um enquadramento mais
preciso para melhor compreender a sua leitura.

Maria Vitalina Leal de Matos é a maior especialista na obra de Luiz Vaz de Camões e preparou esta edição utilizando um saber acumulado, resultante de décadas e décadas de investigação, que fazem desta edição a obra definitiva do maior vulto das letras lusas.

Esta edição tem o alto patrocínio da Presidência da República Portuguesa.
Luiz Vaz de Camões (c. 1524 - 1679 ou 1580) é o poeta nacional português por excelência e um dos grandes nomes da literatura europeia do Renascimento.
Pouco ou nada se sabe sobre a família de Camões, a sua infância e a sua juventude. Terá sido educado no seio da cultura clássica e também da literatura moderna, o que se depreende a partir da sua posterior produção literária. Soldado, aventureiro, mulherengo apaixonado, Camões esteve em África e no Oriente português. Envolveu-se com mulheres casadas e andou metido em grandes polémicas. Foi preso por diversas vezes e produziu uma das obras literárias mais importantes no quadro da literatura europeia da época.

Os Lusíadas é uma das obras mais traduzidas da literatura portuguesa. A epopeia é reconhecida como uma das grandes criações poderosas e brilhantes da literatura do Renascimento europeu. A lírica e o teatro de Camões são igualmente notáveis e invulgares, assim como as suas cartas, que constituem um testemunho histórico valiosíssimo.



Considerada a camonista viva mais importante, Maria Vitalina Leal de Matos foi professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde leccionou várias cadeiras de Literatura Portuguesa, com as quais a sua produção ensaística se relaciona. Vive em Lisboa e durante alguns anos morou em Paris e em Áquila (Itália). Em 2009, publicou dois livros de poesia, Incandescências Uma Pequena Voz (Colibri), bem como um guião para um espectáculo, A Paixão Segundo Fernando Pessoa (na mesma editora). Estreou-se no romance em 2010, com Camões, Este Meu Duro Génio de Vingança (Arcádia, Babel). Em 2013 publicou o livro de prosas poéticas Prosas Desfocadas (4Águas Editora). Continua a escrever ensaio, poesia e romance. O livro Secretário. Memórias, saiu pela BookBuilders, em 2016. A sua bibliografia sobre Camões é bastante extensa e espalha-se por largas dezenas de artigos, ensaios, volumes colectivos, edições críticas, comentadas e obras individuais.
Sem informação.
Capa dura forrada em Rives Basane Bright White; livro cosido; com fitilho.

Capa de Susana Villar/Paper Talk

Se gostou deste livro também vai gostar de...

Venha construir esta editora connosco