22.00€ 19.80 
Titulo A Dança dos Ossos - Antologia do Conto Gótico Luso-brasileiro
Autores Ricardo Lourenço (Organização e notas), António Monteiro (Introdução)
Colecção
Livro B
Género
Antologia
Proposto por
Ricardo Lourenço
Editor
Hugo Xavier
Formato
12x21cm
N.º Páginas
608
Data
Março de 2020
ISBN
978-989-8872-47-0
Excerto
As origens da literatura popular luso-brasileira com temáticas de sempre: crime, sobrenatural, romance.
A génese do movimento gótico encontra-se na Alemanha no século XVIII (a balada «Lenore», de Gothfried August Bürger, é considerada a obra iniciadora do género). Como nunca se vira anteriormente, numa espécie de onda imparável, a moda espalhou-se pela Europa e pelo mundo ocidental. As razões conjugavam-se para justificar esse êxito: o livro impresso vulgarizava-se, ficando assim com um preço mais convidativo; com mais acesso a fontes de escrita e a projectos pioneiros de ensino, uma grande parte da população começou a ter um contacto mais estreito com uma educação básica que antes era simplesmente inexistente; os escritores encontravam assim, pela primeira vez, um mercado propriamente dito, adequando, num contexto sem precedentes, a sua produção a uma procura crescente.

Dessa forma encontra-se no gótico literário a génese da literatura policial, fantástica, da ficção científica, da literatura de acção ou até da dita literatura romântica.

No mundo lusófono, traduções de Ann Radcliffe, Fréderic Soulié e muitos dos primeiros best-sellers do gótico chegaram já no século XIX e o movimento mesclou-se, de alguma forma, com o ultra-romantismo.

Nesta antologia, preparada por Ricardo Lourenço, encontramos uma amostra generosa dos grandes expoentes do género no universo luso-brasileiro, catalogando uma panóplia de temáticas que vieram a marcar toda a literatura popular dos séculos seguintes e que ainda hoje mantém a sua actualidade bastante vigorosa.
Estabelecendo paralelos entre os escritores que cultivaram o género, esta antologia traça um retrato das linhas de influência que ainda hoje se fazem sentir.
Ricardo Lourenço nasceu em Lisboa, em 1986. Formou-se em Gestão e Análise Financeira pelo Instituto Superior de Economia e Gestão. Publicou diversos contos em publicações portuguesas e brasileiras, como a revista Bang! e o Diário Macabro. Actualmente, é responsável pelo Projecto Adamastor, iniciativa dedicada à disponibilização gratuita de clássicos da literatura lusófona em formato digital.

Autores antologiados: Eça de Queirós, Alexandre Herculano, Camilo Castelo Branco, Alberto Osório de Vasconcelos, Raul Brandão, Fialho de Almeida, Ana de Castro Osório, Florbela Espanca, Álvaro do Carvalhal, Júlio César Machado, Beldemónio, Manuel Teixeira Gomes, Mário de Sá-Carneiro, Álvares de Azevedo, Bernardo Guimarães, Júlia Lopes de Almeida, Inglês de Sousa, Rodolfo Teófilo, Alberto Rangel, Afonso Arinos, Medeiros e Albuquerque, Aluísio Azevedo, Thomaz Lopes, Machado de Assis, João do Rio, Gonzaga Duque, Humberto de Campos.
Sem informação.
Sem informação
Venha construir esta editora connosco