24.90€ 22.41 
Titulo História do Declínio e Queda do Império Romano - Vol. II
Autores Edward Gibbon, D. M. Low (Org.), Maria Emília Ferros de Moura (tradutora)
Colecção
História
Género
História
Proposto por
Pedro Bernardo
Editor
Pedro Bernardo
Formato
15,5x23,5cm
N.º Páginas
688
Data
Julho de 2021
ISBN
978-989-8973-34-4
Notas
Excerto
A história mais importante história das transformações que afectaram uma boa parte do mundo nos últimos anos do Império romano e nos séculos que se seguiram.
O livro que o jornal The Guardian elegeu como uma das cem melhores obras de língua inglesa de todos os tempos e o melhor livro de história, também em língua inglesa, demorou mais de quinze anos a ser escrito.

Usando unicamente fontes primárias – textos e documentos escritos por pessoas que viviam na época dos eventos descritos – Gibbon compilou uma das histórias mais fiéis jamais escritas. O autor acompanha o percurso do Império desde o seu auge, no ano de 98 d.C., até ao ano de 1580, mais de um século depois da queda do Império Romano do Oriente. Dessa forma, estão descritas as inter-relações entre a civilização ocidental e a civilização islâmica, mas também as conquistas mongóis que chegaram ao coração da Europa.

Gibbon explica de forma deslumbrante o modo como o mundo está ainda a sofrer as consequências do Império Romano e da sua destruição, ajudando-nos a compreender muitos dos conflitos que marcam os nossos dias.

«A melhor obra de história escrita em língua inglesa.» John Julius Norwich

«Confesso que a série de livros "Fundação" teve como base inspiradora a inultrapassável história de Gibbon.» Isaac Asimov

«O rigor de Gibbon e a sua capacidade de interpretar os eventos são indiscutíveis.» François Furet

«No mundo anglófono, Gibbon é o pai da historiografia moderna. E continua a ser mais moderno do que muitos.» Leslie Stephen

«Gibbon tem o talento que falta a muitos historiadores: a capacidade de fazer do passado uma coisa viva. A sua prosa é notável.» Thomas Homer-Dixon

«A maior parte dos historiadores de hoje já não vai investigar as fontes primárias, para tal basta ler Gibbon.» Hugh Trevor-Roper

Este é o segundo e último volume da traduzido a partir da versão reduzida da monumental obra de Gibbon (6 volumes) preparada por D. M. Low.
Edward Gibbon (1737-1794) é conhecido como o pai da historiografia moderna no mundo de língua inglesa.
Também escritor e membro do parlamento, Gibbon é recordado sobretudo pela sua obra-prima que agora se publica.

Nascido no seio de uma família burguesa de grandes posses, Gibbon passou por vários estabelecimentos de ensino e a sua juventude dividiu-se entre o protestantismo e o catolicismo. Viveu cinco anos em Lausanne depois de se converter ao catolicismo mas, por ordem paterna, acaba por se reconverter ao protestantismo, o que de alguma forma reflecte as transformações que a vida intelectual europeia vivia na altura.

Durante a Guerra dos Sete Anos inscreveu-se e cumpriu serviço na milícia. Com o fim da guerra, em 1762 viajou até Roma, onde reconheceu ter encontrado, por fim, o maior objectivo dos seus estudos.

De regresso a Inglaterra, começou uma história da cidade de Roma, depois uma história da Suíça e de outros projectos, que, em parte, ficaram inacabados ou vieram a converter-se noutras obras.

Depois da morte do pai instala-se em Londres, participa activamente da vida política, sendo durante muitos anos membro do parlamento e dedicando a maior parte do seu tempo à escrita de vários livros essencialmente de cariz histórico.

Morreu de doença prolongada.

«Gibbon foi o gigante do Iluminismo inglês.» Franco Venturi
Sem informação.
Edição cartonada com fitilho. Impressa em papel snowbright com certificado ambiental.

Se gostou deste livro também vai gostar de...

Venha construir esta editora connosco