20.00€ 18.00 
Titulo Preparação do Ator, Vol. I: no seu processo criador de vivência das emoções
Autores Konstantin Stanislávski, Nina e Filipe Guerra (tradutores)
Colecção
Biblioteca básica de teatro
Género
Ensaio
Proposto por
TNDMII
Editor
José Carlos Alfaro
Formato
12,5 x 21
N.º Páginas
480
ISBN
978-989-8349-56-9
Primeiro volume da monumental obra de Stanislávski sobre a preparação do Actor.
Este volume, o primeiro da obra essencial de Stanislávski, incide sobre o «processo criador de vivência das emoções» e – juntamente com um segundo volume sobre a encarnação do papel e a construção da personagem – é o resultado da formulação do sistema de Stanislávski sobre o trabalho psicofísico do actor, acompanhada, explicada, reelaborada e justificada por inúmeros exercícios dramáticos em palco, com teorias que tomam aqui a «forma especial» de um diário exaustivo e informal. Esta obra configura o culminar de trinta anos de trabalho prático de cena de Stanislávski, um trabalho de investigação constantemente reelaborado e readaptado, o que torna esta súmula essencial uma obra aberta, característica que lhe conferiu influência esmagadora na renovação do teatro mundial do século xx. A tradução, feita pela primeira vez em Portugal directamente do russo, respeitou a «forma especial» desejada pelo autor e as suas «repetições premeditadas», evitando truncagens, acrescentos, interpretações e arranjos estilísticos.
Konstantin Stanislávski (1863-1938) desenvolveu o mais importante e influente método de preparação do Actor.
Konstantin Stanislávski nasceu em Moscovo a 5 de Janeiro de 1863. Foi actor, encenador, professor e escritor de grande relevância, nos séculos XIX e XX. Fundou, em 1897, juntamente com Vladimir Danchenko, o Teatro Popular de Arte, mais tarde o Teatro de Arte de Moscovo, que dirigiu durante cerca de 40 anos. A obra deste autor está intimamente ligada à do escritor e dramaturgo russo Anton Tchekov, cujas peças foram encenadas e apresentadas pela companhia de Stanislávski. No final da vida, dedicou-se sobretudo à escrita, bem como ao ensino e desenvolvimento do seu método de representação teatral. Morreu a 7 de Agosto de 1938, em Moscovo. Em 1929, Elizabeth Hapgood, estudiosa americana de literatura russa, e o marido, Norman Hapgood, crítico de teatro, tentaram convencer Stanislávski a escrever e publicar uma obra onde sintetizasse a sua experiência no teatro. Deste desafio resultou o primeiro volume de uma trilogia: A Preparação do Ator, A Construção da Personagem e A Criação de Um Papel. A Preparação do Ator foi inicialmente traduzido por Elizabeth e publicado em inglês, em 1939, pela Theatre Arts Books, dois anos antes de ser publicado na Rússia. A obra dá conta, a actores e aspirantes, da visão de um actor e encenador experiente sobre a forma de levar à prática a teoria subjacente ao famoso método Stanislávski. Trata-se, portanto, de um guia que pretende orientar o desenvolvimento da representação teatral.
Sem informação.
Sem informação
Venha construir esta editora connosco