13 páginas fulcrais da história de Portugal e do mundo.
Ao longo da sua História, Portugal celebrou importantes tratados internacionais que determinaram ou influenciaram profundamente o seu destino. Desde a consolidação da independência até à integração na União Europeia, os acordos diplomáticos assinados contribuíram para moldar as fronteiras, a política e a economia do País.
Toda a História é escolha e outras alternativas seriam possíveis. A nossa opção foi conjugar tempo e espaço numa síntese da História de Portugal através do estudo de treze tratados considerados essenciais para definir o País que conhecemos hoje. Cada um deles não foi apenas um registo formal de intenções entre Estados, mas uma expressão do contexto geopolítico de cada época, refletindo os interesses e desafios que Portugal enfrentou ao longo dos séculos.
A diplomacia portuguesa, marcada por um equilíbrio entre pragmatismo e ambição, permitiu que o País preservasse a sua independência e ampliasse a sua influência em momentos cruciais da História, consolidando a sua soberania e presença em diferentes regiões do globo, sabendo adaptar-se às mudanças do equilíbrio de poder internacional e procurando negociar a sua posição num mundo em constante transformação.
Nesta edição participaram:
Ana Leal de Faria
António Telo
Bernardo Vasconcelos e Sousa
João Paulo Oliveira e Costa
João Rosa Lã
João Vieira Borges
Jorge M. Pedreira
José Damião Rodrigues
José Miguel Sardica
Junia Ferreira Furtado
Manuela Santos Silva
Maria Regina Mongiardim
Nuno Gonçalo Monteiro
Paulo Rangel
Paulo Sande
Vítor Martins
Sem informação.
Impresso em papel snowbright com certificado ambiental.
Edição contém dois extratextos ilustrados com fotografias e mapas e outros documentos.