22.00€ 19.80 
Titulo Imitações da Vida – Cinema Clássico Americano
Autores José Bértolo (org.), Fernando Guerreiro (org.), Clara Rowland (org.)
Colecção
Fora de série
Género
Ensaio
Proposto por
José Bértolo, Fernando Guerreiro e Clara Rowland
Editor
Suzana Ramos
Formato
15,5x23,5cm
N.º Páginas
600
Data
Janeiro de 2021
ISBN
978-989-8973-26-9
Notas
Excerto
«Imitações da Vida» tem o mérito de ser escrito não apenas para cinéfilos mas sobretudo para todos os grandes espectadores do cinema clássico americano.
O título deste livro, Imitações da Vida, é uma evocação evidente de Imitation of Life, filme de Douglas Sirk estreado em 1959 e que representa, para o professor e crítico de cinema homenageado neste volume, o paradigma por excelência do melodrama do Cinema Clássico Americano. Todos os ensaios aqui reunidos – com diferentes registos, temas e obsessões cinematográficas – são, é certo, ensaios para Mário Jorge Torres. E no entanto, sobretudo para aqueles que tiveram o privilégio de descobrir o cinema à luz dos seus ensinamentos, ou para os que durante anos a fio o leram nas páginas dos jornais, são também ensaios escritos a partir de Mário Jorge Torres, textos devedores do seu olhar revelador, do seu entusiasmo dramático onde habita essa ideia subversiva que antes de mais o título do livro desde logo sugere: são ténues as fronteiras entre a arte e a vida – imitamos, quase sempre, as projecções do grande ecrã.
Mário Jorge Torres foi crítico de cinema e professor de inúmeras cadeiras ligadas à sétima arte.
José Bértolo doutorou-se na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2020), onde desenvolve investigação enquanto membro do Centro de Estudos Comparatistas. Publicou Imagens em Fuga: Os Fantasmas de François Truffaut (2016); Sobreimpressões: Leituras de Filmes (2019); e Espectros do Cinema: Manoel de Oliveira e João Pedro Rodrigues (2020). Com Clara Rowland, organizou A Escrita do Cinema: Ensaios (2015), e, com Fernando Guerreiro, Morte e Espectralidade nas Artes e na Literatura.
 
Fernando Guerreiro foi professor na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e é investigador do Centro de Estudos Comparatistas, onde coordenou o projecto RIAL – Realidade e Imaginação nas Artes e na Literatura (2017-2020). Publicou, entre outros, Cinema El Dorado – Cinema e Modernidade (Colibri, 2016) e Imagens Roubadas (Enfermaria 6, 2017), e co-organizou Morte e Espectralidade nas Artes e na Literatura (Húmus, 2019).
 
Clara Rowland é professora associada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É investigadora do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (FCSH-UNL) e do Centro de Estudos Comparatistas (FLUL), onde coordenou o projecto Falso Movimento – Estudos sobre Escrita e Cinema, financiado pela FCT. Publicou A Forma do Meio: Livro e Narração na obra de João Guimarães Rosa (Unicamp, 2011) e co-organizou A Escrita do Cinema: Ensaios (Documenta, 2015) e Falso Movimento: Ensaios sobre Escrita e Cinema (Cotovia, 2016).
 




Mário Jorge Torres é licenciado em Filologia Germânica. Mestre e doutor em Literatura e Cultura Norte-Americanas, iniciou a carreira universitária em 1974 como Assistente Eventual e aposentou-se em 2017 como Professor Associado do Departamento de Estudos Anglísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde fez quase todo o seu percurso académico e profissional. Leccionou inúmeras cadeiras, nomeadamente: Cinema e Literatura, História do Cinema, Análise do Texto Fílmico, Cinema Norte-Americano, Cinema Português, Cinema Inglês e Teorias do Cinema. Foi Leitor de Português em Cardiff e Professor Convidado em universidades dos EUA. Publicou inúmeros artigos em revistas da especialidade e em catálogos. Autor de uma monografia sobre Manoel de Oliveira, assegurou ainda a organização de alguns volumes do Centro de Estudos Comparatistas. Mais recentemente, na Cinemateca Portuguesa, organizou e comentou um mini-ciclo intitulado O Melodrama: do Trágico ao Operático. Foi crítico de Cinema do JL (1981-1983) e do Público (1991-2011).

Autores do volume: 

Abílio Hernandez Cardoso
Amândio Reis
Ana Bela Morais
Ana Isabel Soares
Angélica Varandas
Artur Hermenegildo
Bárbara de Vallera
César Gomes
Clara Rowland
Daniel Ribas
Elsa Mendes
Fátima Chinita
Fernando Guerreiro
Guillaume Bourgois
Jeffrey Childs
João de Mancelos
Joana Frazão
José Bértolo
José Duarte
Leonor Areal
Luís Mendonça
Luís Miguel Oliveira
Manuel S. Fonseca
Maria João Madeira
Maria José Casal-Ribeiro
Mário Avelar
Paulo Cunha
Pedro Costa
Raquel Morais
Ricardo Vieira Lisboa
Sebastião Belfort Cerqueira
Sérgio Bordalo e Sá
Sérgio Dias Branco
Telmo Rodrigues
Tom Conley
 
Sem informação.
Impresso em papel Snowbright com certificado ambiental

Se gostou deste livro também vai gostar de...

Venha construir esta editora connosco