sabel Nogueira (n. 1974) é doutorada em Belas-Artes, área de especialização em Ciências e Teorias da Arte (Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa)
e pós-doutorada em História e Teoria da Arte Contemporânea e Teoria da Imagem (Universidade de Coimbra e Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne). É historiadora de arte contemporânea, professora universitária, ensaísta e crítica de arte. É investigadora integrada do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX/Universidade de Coimbra, colaboradora do CIEBA/Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e do Institut Æsthetica: Art et Philosophie/Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne e membro da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA-Portugal). Autora correspondente da revista Recherches en Esthétique. No domínio do ensaio, publicou as seguintes monografias: Do pós-modernismo à exposição Alternativa Zero (Nova Vega, 2007); Alternativa Zero (1977): o reafirmar da possibilidade de criação (CEIS20/Universidade de Coimbra, 2008); A crítica nas artes: fundamentos, conceitos e funções (CEIS20/Universidade de Coimbra, 2011); Teoria da arte no século XX: modernismo, vanguarda, neovanguarda, pós-modernismo (Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012; 2.ª ed. 2014); Théorie de l’art au XXe siècle: modernisme, avant-garde, néo-avant--garde, postmodernisme (Éditions L’Harmattan, 2013); Artes plásticas e crítica em Portugal nos anos 70 e 80: vanguarda e pós-modernismo (Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013; 2.ª ed. 2015), Modernidade avulso: escritos sobre arte (Edições A Ronda da Noite, 2014).