15.90€10.34€
Titulo Histórias Alegres
Autores Carlo Collodi, Ana Cláudia Santos (Tradutora), Enrico Mazzanti (Ilustrador)
Género
Conto
Proposto por
Ana Cláudia Santos
Editor
Hugo Xavier
Formato
13x20cm
N.º Páginas
224
Data
Março de 2022
ISBN
978-989-8872-75-3
Notas
Excerto
​Histórias Alegres, de Carlo Collodi, é uma colectânea de oito contos publicados originalmente entre 1883 e 1887.
Como em toda a escrita de Collodi, o Autor de Pinóquio, as Histórias Alegres, aparentemente escritas para crianças, são lições ou provocações (e por vezes as duas coisas) para leitores de todas as idades.

Nestas narrativas breves sobressai o apurado sentido de humor do escritor italiano, bem como a sua mestria irónica para revelar uma moral sempre sábia e inteligente, umas vezes com bastante subtileza, outras com uma comicidade mais explícita, mas sempre em torno da noção de aprendizagem sadia: como é que a criança deve, de forma equilibrada, ir amadurecendo  na percepção dos valores realmente relevantes, sem ignorar a dimensão ridícula de certos adultos, mais infantis do que muitas crianças. Dessa forma, os textos de Collodi confrontam o universo da infância com o mundo adulto para definir a essência do ser humano, com as suas forças e fraquezas.

Collodi nunca deixou que a infância lhe fugisse ao longo da sua vida de trabalho em vários domínios – do jornalismo à tradução – sendo, por isso, um Autor para todas as idades.

Nesta edição a E-primatur preservou as ilustrações originais de Enrico Mazzanti. Este livro reúne «O homenzinho que ainda não o era»; «Pipi, ou o macaquinho cor-de-rosa»; «O dia de Natal»; «Depois do teatro»; «Quem não tem coragem não vá à guerra (Provérbio em onze partes)»; «O advogadinho defensor dos rapazes preguiçosos e sem amor-próprio»; «Quando eu era criança! (Memórias de C. Collodi); e «Uma mascarada de Carnaval, ou os estratagemas».
Carlo Collodi, escritor italiano, foi autor de literatura infantil, dramaturgo, tradutor bastante popular de contos de fadas franceses e jornalista.
Collodi (1826-1890), cujo nome verdadeiro era Carlo Lorenzini, nasceu em Florença em 1826. O pseudónimo «Collodi» foi assumido como forma de honrar a pequena aldeia toscana onde a sua mãe havia nascido. O escritor italiano assinou comédias e artigos de imprensa, dos quais se destacam as contribuições impetuosas para o jornal diário Fanfulla. Em 1876, criou uma série infantil cujo protagonista era o vilão Gianettino, mas o seu grande êxito iria surgir em 1881, com a publicação no Giornale per i bambini do primeiro episódio de As Aventuras de PinóquioHistória de Uma Marioneta, com ilustrações de Enrico Mazzanti. Durante este período Collodi publicou Macchiette (1880), Occhi e nasi (1881) e Histórias Alegres (1887), bem como colectâneas satíricas e humorísticas dos seus artigos escritos para a imprensa. Collodi desconheceu completamente o potencial da sua obra e a fama que viria a ter. Morreu em Florença, a sua cidade natal, no dia 26 de Outubro de 1890.
Sem informação.
Impresso em papel snowbright com certificado ambiental.

Se gostou deste livro também vai gostar de...

Venha construir esta editora connosco