12.00€ 10.80 
Titulo As Secretárias
Autores The Five Lesbian Brothers, Maria Inês Marques (tradutora)
Colecção
Textos de Teatro
Género
Teatro
Proposto por
TNDMII
Editor
Hugo Xavier
Formato
13x20cm
N.º Páginas
140
Data
Outubro de 2025
ISBN
978-989-8349-86-6
Notas
Excerto
Bacantes, bruxas, secretárias...
Desde a madrugada dos tempos que é na floresta que as mulheres ajustam contas com o patriarcado: esfrangalham reis, sensualizam com bodes e massacram lenhadores. Enfim, restituem o equilíbrio do mundo. Passada na cidade fictícia de Big Bone (Oregon) «antes do Windows 95», As Secretárias, do coletivo norte-americano feminista The Five Lesbian Brothers, conta a história de cinco mulheres que asseguram o trabalho administrativo numa grande fábrica de madeira – a Cooney Lumber Mill. Confinadas a um escritório estéril e a um emprego que tem como principal função perpetuar o lucro do dono da empresa e alimentar os fetiches machistas dos trabalhadores, as mulheres criam um culto secreto que tem como suposta missão a reparação das injustiças de género na empresa, através do massacre mensal de um lenhador, na primeira noite das suas menstruações sincronizadas.
Estreado em 1993 no mítico WOW Café, em Nova Iorque, The Secretaries marcou a vanguarda teatral nova-iorquina na década de 90 do século xx. Inspiradas pelos tropos dos exploitation movies e os ícones da cultura televisiva norte-americana, as Brothers propõem um estudo rigoroso e desconcertante sobre a infiltração insidiosa do patriarcado no universo profissional, político e interpessoal das mulheres. Três décadas depois, o texto recebe a sua primeira versão portuguesa.
Há mais de trinta anos que as Five Lesbian Brothers, vencedoras dos Obie Awards, são conhecidas por criarem teatro lésbico que provoca as massas, através da belíssima arte feminista da colaboração.
As Brothers (Maureen Angelos, Babs Davy, Dominique Dibbell, Peg Healy e Lisa Kron) emergiram do seio do WOW Café Theater, no bairro nova iorquino do East Village, em 1989, e durante o auge do seu percurso teatral apresentaram produções na Off e na Off-Off-Broadway, fazendo também várias digressões pelo glamoroso circuito de teatro e performance queer e queer friendly que floresceu na década de 1990. Hoje em dia, as peças das Brothers constituem uma parte vibrante do cânone teatral LGBTQ e provocam novos públicos através de dezenas de espetáculos que foram e continuam a ser encenados por companhias intrépidas, mal comportadas e dedicadas ao humor, um pouco por todo o mundo.
Sem informação.
Impresso em papel snowbright com certificado ambiental.

Se gostou deste livro também vai gostar de...

Venha construir esta editora connosco