Obra essencial do pensamento socrático e uma das mais importantes bases do pensamento político, a «República» de Platão tem uma nova edição como nenhuma outra.
Esta tradução nasce da constatação de que, entre nós, esta obra seminal de Platão não conseguiu ainda uma edição crítica clássica e actualizada, onde filologia e filosofia se unam.
Obra fundamental do pensamento filosófico e político da Antiguidade, A República, ou Politeia, ocupa-se do problema da ideia de justiça, e de como a Filosofia age formativamente na Política.
A presente tradução resulta de um trabalho de tradução comparada a partir de todas as edições canónicas feitas no mundo ocidental.
Plano da Obra:
- Prefácio
- Justificação da Tradução e Notas
- Bibliografia consultada
- A REPÚBLICA: Livros I a X
- Índices e Plano Esquemático
- Índice Onomástico
- Índice de Temas Principais
- Índice de Personagens
- Índice de modos de tratamento familiar
- Plano esquemático do diálogo
- Mapas da Grácia Antiga e de Atenas
Platão é, com Aristóteles, o fundador da folosofia ocidental.
Platão (em grego antigo: Πλάτων, transl. Plátōn, "amplo", Atenas, 428/427 – Atenas, 348/347 a.C.) foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental. Juntamente com seu mentor, Sócrates, e seu disciplo, Aristóteles, Platão ajudou a construir os alicerces da filosofia natural, da ciência e da filosofia ocidental.
Na maior parte das suas obras, o personagem principal é o seu professor Sócrates. Dessa forma, Platão atribui-lhe uma paternidade filosófica e garante distanciamento crítico.
Sem informação.
Impresso em papel Snowbright com certificado ambiental