26.90€ 19.49 
Valor mínimo para apoiar este livro
49
Apoiantes
161
Apoiantes Necessários
Titulo A Sereníssima República - Contos Completos 1876-1983
Autores Machado de Assis, Amândio Reis (Org., introd. e notas)
Género
Conto
Proposto por
Amândio Reis
Editor
Hugo Xavier
Formato
15,5 x 23,5 cm
N.º Páginas Estimado
696
Data Estimada
Abril/Maio de 2025
Notas
A primeira edição portuguesa a recolher a obra daquele que é reconhecidamente o melhor contista da língua portuguesa.
Segundo de quatro volumes que reúnem a produção contística de Machado de Assis, um dos grandes mestres da ficção curta. Cada volume contém um período da sua escrita, seguindo uma ordem de publicação cronológica invertida, para que o leitor possa compreender o auge da sua obra e depois, gradualmente, ir conhecendo a sua evolução, as suas raízes e as fontes de inspiração.

De uma riqueza cultural, literária e social únicas, a obra de Machado de Assis é o reflexo da sociedade brasileira do seu tempo e prova que todos os temas são pertinentes para criar histórias e que são elas que definem o Homem, o seu Tempo, bem como as estruturas da sociedade.

Curiosamente, e apesar do reconhecimento dentro do universo de língua portuguesa e no estrangeiro, os contos de Machado de Assis são ainda pouco conhecidos e menos lidos em Portugal.

Os restantes volumes desta colecção serão publicados ao ritmo de um livro por ano.

«Indiscutivelmente um dos maiores estilistas e prosadores da ficção finissecular.»
Albert Bagby Jr.

«Machado de Assis é, a par de Guy de Maupassant, o melhor contista da literatura moderna.» -Susan Sontag
Machado de Assis (1839-1908) é o grande nome da literatura brasileira. Romancista, novelista, contista, poeta, dramaturgo, Autor de centenas de crónicas e artigos jornalísticos ou de crítica literária.
É unanimemente considerado uma das vozes da literatura universal mais importantes e um prosador maior da língua portuguesa. As suas obras estão traduzidas na maior parte das línguas e inspiraram filmes, peças de teatro, séries televisivas e outras obras literárias.

Nascido na cidade do Rio de Janeiro no seio de uma família pobre, Machado de Assis era mestiço, descendente de escravos africanos alforriados e de uma portuguesa da ilha de São Miguel; quase não estudou em escolas públicas e nunca frequentou a Universidade. Viveu num tempo de grandes mudanças sociais, tendo assistido à abolição da escravatura e ao nascimento da República Brasileira. As convulsões do seu tempo permitiram-lhe ascender socialmente, sobretudo devido à sua capacidade intelectual. De facto, exerceu cargos públicos com uma responsabilidade cada vez maior, enquanto a sua produção literária ia igualmente ganhando um enorme reconhecimento.

Fundou com outros intelectuais a Academia Brasileira de Letras e foi o seu primeiro presidente.
O crítico norte-americano Harold Bloom considerou-o «o maior escritor negro de todos os tempos».

A extensa obra de Machado de Assis consiste em dez romances, mais de duzentos contos, dez peças de teatro, cinco colectâneas de poemas e sonetos, mais de seiscentas crónicas, além de diversos textos jornalísticos e de crítica literária.

As influências de Machado de Assis não se estendem apenas a quase toda a literatura brasileira, mas também a grandes nomes da literatura universal, como Susan Sontag, Donald Barthelme ou John Barth. Woody Allen identificou um dos seus romances como um dos cinco livros que mais o influenciaram.

***

Amândio Reis tem trabalhado como investigador e professor na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova, com um interesse especial pelas formas breves e pela literatura oitocentista. Neste âmbito, publicou o livro de ensaio Short Stories, Knowledge and the Supernatural (Palgrave, 2022), no qual apresenta um estudo comparativo de contos de Machado de Assis, Henry James e Guy de Maupassant. Publicou também três livros de poesia na Língua Morta e traduziu A Imagem Fantasma, de Hervé Guibert (BCF, 2023).
Sem informação.
Impresso em papel snowbright com certificado ambiental.

Se gostou deste livro também vai gostar de...

Venha construir esta editora connosco