Herbert George Wells (1866-1946) foi um dos escritores mais influentes do século XX e é considerado, com Verne, o fundador da moderna ficção científica.
Autor prolixo com publicações em áreas tão diferentes como o conto e o romance, a história, o jornalismo, o comentário social, os textos de intervenção política, de divulgação científica, os manuais de estratégia militar e muitos outros, Wells foi, no seu tempo, considerado o sucessor de Charles Dickens pelos seus romances e contos de matriz social. Pai da ficção científica moderna juntamente com Jules Verne e Hugo Gernsback, foi, nas palavras de George Bernard Shaw, Prémio Nobel da Literatura, o escritor de língua inglesa mais importante. O escritor revelou-se também um dos defensores mais acérrimos do socialismo, da igualdade e do pacifismo.
Hoje em dia é sobretudo lembrado pelas suas obras de ficção científica, que Wells cruzava com o interesse pela sociologia e o estudo da evolução das sociedades. Obras como A Guerra dos Mundos, A Ilha do Dr. Moreau, O Homem Invisível e muitas mais foram adaptadas várias vezes ao grande ecrã.
H. G. Wells foi candidato ao Nobel por quatro vezes, mas nunca ganhou.