Karl Polanyi (1886-1964) foi um dos pensadores do séc. XX mais importantes, cruzando pensamento económico, filosofia, sociologia e história.
Nascido em 1886 em Viena, Polanyi passou a sua juventude na Hungria. Embora estivesse a estudar Direito e Filosofia, começou por participar activamente em debates políticos. Em 1907, os seus primeiros artigos foram publicados no jornal Século XX (Huszadik Század). Um ano depois, foi um dos iniciadores e presidente fundador do movimento estudantil conhecido como «Círculo de Galileu» e continuou como editor do periódico Pensamento Livre (Szabádgondolat) (1913-1919).
O período inicial da sua vida terminou depois do fim da Primeira Guerra Mundial, quando motivos políticos o levaram a procurar asilo em Viena, depois da tomada do poder pelo governo reaccionário de Miklós Horthy, em 1919. Fora esse o destino de muitos húngaros que haviam procurado refúgio, entre eles Ilona Duczynska, com quem se casou em 1922.
A progressiva ascensão do nazismo levou-o novamente a exilar-se em 1933, desta vez em Londres. Após um período, partiu novamente, agora para os Estados Unidos, depois para Inglaterra, regressando aos Estados Unidos e finalmente ao Canadá. Durante grande parte da sua vida, viveu do jornalismo e do ensino para adultos. Teve de esperar até 1947 para ser nomeado para um cargo académico, na Universidade de Colúmbia: em Inglaterra, apesar das suas referências impecáveis, não o consideravam qualificado. A riqueza das intuições na sua obra reflecte o seu caminho de vida. No entanto, as raízes do seu pensamento estavam na Europa Central, em especial na Hungria e na Áustria, onde viveu e trabalhou a maior parte da sua vida.