A primeira reunião da obra completa do maior dramaturgo português do século XX e de um dos escritores mais originais da nossa língua.
Esta edição reúne uma obra incontornável da literatura portuguesa. O teatro de Bernardo Santareno tem sido, ao longo dos anos, representado a nível nacional e internacional, além de ser adaptado para o cinema e a televisão. No entanto, e acima de tudo, é uma obra que vale literariamente por si mesma.
Eis o plano de obra:
Volume I - Teatro (2021)
A Promessa (1957)
O Bailarino (1957)
A Excomungada (1957)
O Lugre (1959)
O Crime de Aldeia Velha (1959)
António Marinheiro ou o Édipo de Alfama (1960)
Volume II - Teatro
Os Anjos e o Sangue (1961)
O Duelo (1961)
O Pecado de João Agonia (1961) e o Apêndice Irmã Natividade
A Anunciação (1962)
O Judeu (1966)
Volume III - Teatro (2023)
O Inferno (1967)
A Traição do Padre Martinho (1969)
Português, Escritor, Quarenta e Cinco Anos de Idade (1974)
Três Quadros de Revista (1974)
Os Marginais e a Revolução - «Restos», «A Confissão», «Monsanto», «Vida em Três Fotografias»
(1979)
O Punho (1987)
Volume IV – Poesia, prosa e dispersos (2024)
A Morte na Raiz (1954)
Romances do Mar (1955)
Os Olhos da Víbora (1957)
Nos Mares do Fim do Mundo (1959)
Dispersos
Bernardo Santareno (1920 - 1980) é considerado o maior dramaturgo português do século XX.
Bernardo Santareno, pseudónimo literário de António Martinho do Rosário (Santarém, 19 de Novembro de 1920 – Oeiras, 29 de Agosto de 1980) é considerado o maior dramaturgo português do século xx.
Formado em Medicina Psiquiátrica, Bernardo Santareno rapidamente conciliou a sua profissão de médico com a de escritor. Primeiro poeta, autor de três livros, e, mais tarde, muito influenciado pela experiência como médico da frota bacalhoeira portuguesa na Terra Nova e Gronelândia – que incluiria no seu único livro de narrativas, Nos Mares do Fim do Mundo – dedicou-se sobretudo ao teatro.
Da sua obra dramatúrgica destacam-se A Promessa, O Lugre, O Crime de Aldeia Velha ou O Judeu; a primeira peça foi retirada de cena por pressões da Igreja Católica junto do governo salazarista, mas outras foram igualmente censuradas. Algumas das suas obras foram adaptadas para o cinema e a televisão.
Sem informação.
Miolo impresso em papel Snowbright com certificado ambiental.