27.90€ 25.11 
Titulo Simplicissimus
Autores Hans Jakob von Grimmelshausen, C. M. Novais Madureira (tradutor), Lutz Ehrenberger (ilustrador), Joseph Sattler (ilustrador)
Género
Romance
Proposto por
Cristina Madureira, Livraria Flaneur, e Helena Topa.
Editor
Hugo Xavier e Pedro Bernardo
Formato
15,5x23,5 cm
N.º Páginas
624
Data
Novembro de 2025
ISBN
978-989-9130-39-5
Notas
Excerto
Considerado o primeiro grande romance da literatura alemã e com uma importância equivalente à de «Dom Quixote», de Miguel de Cervantes.
Simplicissimus, escrito por Johannes von Grimmelshausen em 1668, é considerada uma das obras mais importantes da literatura barroca alemã. A narrativa acompanha a vida de um jovem ingénuo, Simplicius, durante a devastadora Guerra dos Trinta Anos (1618-1648). O  protagonista, arrancado de uma pacata vida rural depois de um ataque à sua aldeia, embarca numa jornada marcada por aventuras surreais, desventuras cómicas e encontros filosóficos. Enquanto tenta compreender o mundo que o rodeia, Simplicius passa por várias transformações – de pastor a eremita, soldado ou bobo-da-corte –, oferecendo-nos uma visão caleidoscópica da sociedade de então.

A obra é uma profunda sátira social e um grande comentário sobre a guerra, o comportamento humano e a fragilidade das instituições da época. De inspiração picaresca adaptada, porém, ao contexto alemão, combina humor, crítica social e alegoria, permitindo traçar um paralelismo com autores como Cervantes. A sua influência na literatura posterior é evidente, enquanto texto precursor do realismo e inspirador de autores como Goethe, Thomas Mann, Brecht e Günter Grass. Além do mais, Simplicissimus é um livro estudado na qualidade de retrato raro e particularmente relevante da cultura e da dura realidade dos territórios alemães do século xvii, razão pela qual terá tido certamente múltiplas adaptações para teatro, cinema e televisão.


Esta edição inclui ilustrações criadas especificamente para o texto de Johannes von Grimmelshausen, concebidas por dois grandes ilustradores alemães da transição do século xix para o século xx.  


«Uma das obras que melhor retratam a sociedade e a mundividência de uma época extremamente conturbada da Alemanha, enquanto se constitui como um dos melhores romances de formação do século xvii.» Ricarda Huch
 
Hans Jakob Christoffel von Grimmelshausen (1622-1676) foi um escritor alemão do período barroco, amplamente reconhecido pela sua obra «Der Abentheuerliche Simplicissimus Teutsch».
Considerado o precursor do romance picaresco na Alemanha, utilizou a literatura como forma de espelhar os horrores e os absurdos da Guerra dos Trinta Anos, um acontecimento que moldou profundamente a sua vida e a sua obra.

Nascido em Gelnhausen, Grimmelshausen viveu num período de grande instabilidade política e religiosa. A Guerra dos Trinta Anos, que começou ainda nos seus tempos de juventude, teve um impacto significativo na sua vida - foi sequestrado por tropas em 1634 e forçado a servir como soldado, experiência que mais tarde iria incorporar nas suas obras para fazer descrições vívidas da guerra e elaborar críticas ferozes ao conflito. Terminada a frente de batalha, Grimmelshausen trabalhou como administrador e estalajadeiro, mas dedicou-se sobretudo à escrita, frequentemente sob pseudónimos.

Embora tenha escrito vários livros, Simplicissimus continua a ser o seu grande feito, consolidando o Autor como um dos cronistas literários mais notáveis do seu tempo. A obra  tornou-se uma fonte histórica e literária importante para o estudo da Alemanha barroca, inspirando posteriormente outros autores e mantendo a sua relevância na qualidade de crítica universal à guerra e análise sublime da condição humana.
 
Sem informação.
Impresso em papel snowbright com certificado ambiental.

Se gostou deste livro também vai gostar de...

Venha construir esta editora connosco