18.90€ 17.01 
Titulo Há Dois Mil Anos
Autores Mihail Sebastian, Tanty Ungureanu (tradutora)
Género
Romance
Proposto por
Hugo Xavier
Editor
Hugo Xavier
Formato
15,5 x 23,5 cm
N.º Páginas
256
Data
Setembro de 2024
ISBN
978-989-9130-44-9
Notas
«O que pode fazer um escritor quando descobre que o seu país, de um momento para o outro, não tem lugar para si?» -- Times Literary Supplement
«Para mim é o melhor romance sobre a ascensão do fascismo e do anti-semitismo na Europa Central. Honesto, bem-humorado, trágico.» -- Ismail Kadaré

«Absolutamente, definitivamente só», um jovem estudante judeu na Roménia dos anos 30 tenta compreender um mundo que decidiu, de um momento para o outro, que ele não lhe pertence.

Pouco tempo depois de conseguir permear as portas do mundo da cultura cosmopolita e ser aceite no meio artístico, um jovem escritor é obrigado a contemplar com resiliência e desespero a escuridão que se abate sobre a Europa ameaçando destruí-lo.

A obra-prima de Mihail Sebastian, escrita em 1934 e traduzida agora pela primeira vez em Portugal, revela a queda de um mundo da perspectiva de um jovem cujos estados mentais se vão sobrepondo uns aos outros: entusiasmo, sofreguidão, ambição, ironia, sufoco, opressão e desespero.

«Sebastian fala de uma realidade que os leitores conhecem, por exemplo, de O Zero e o Infinito, de Arthur Koestler, mas a sua escrita é mais pungente e alterna entre a admiração de uma realidade surreal e o desespero por não existir uma forma de luta.» -- Tzvetan Todorov

«Um dos melhores romances sobre a ascensão do monstro do anti-semitismo na Europa.» -- El Pais

«Um retrato assombroso sobre o quotidiano de uma sociedade perante uma catástrofe anunciada e cada dia mais próxima. Humano e terno, mesmo no mais profundo dos desesperos.» -- Die Welt

«Não recomendável a leitores com problemas respiratórios. A história narrada por Sebastian vai gradualmente sufocando o leitor... É claustrofóbico e absolutamente brilhante... e aterrador.» -- New Republican
Mihail Sebastian (1907-1945) foi um dos romancistas e dramaturgos romenos mais importantes do século XX.
Nascido Iosif Hechter a 18 de Outubro de 1907, em Brăila, na Roménia, foi um destacado escritor, dramaturgo e ensaísta. Proveniente de uma família judia, Hechter adoptou o pseudónimo Mihail Sebastian para assinar os seus trabalhos literários, marcados por uma sensibilidade aguda e uma perspicácia intelectual que reflectem as suas experiências pessoais e os tumultos sociais da época.

Sebastian estudou Direito na Universidade de Bucareste, onde foi influenciado por importantes figuras culturais e intelectuais, nomeadamente Nae Ionescu, um filósofo e mentor cujas visões controversas sobre a identidade nacional e o anti-semitismo tiveram um impacto significativo em Sebastian. A amizade e o subsequente afastamento de Ionescu são temas centrais nas suas obras, revelando as complexas relações entre judeus e não-judeus na Roménia durante o período entre-guerras.

A sua obra mais conhecida, Há Dois Mil Anos, foi publicada em 1934 e é uma reflexão profunda sobre o anti-semitismo e a busca de identidade num mundo hostil. Este romance, amplamente autobiográfico, narra a vida de um jovem estudante judeu na Roménia, abordando as dificuldades e os preconceitos enfrentados pela comunidade judaica. A escrita de Sebastian é caracterizada pela sua honestidade brutal e pela habilidade de captar as múltiplas experiências humanas em tempos de adversidade.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Sebastian enfrentou dificuldades crescentes devido às políticas anti-semitas do regime de Ion Antonescu. Impedido de publicar e de exercer a advocacia, sobreviveu através de traduções e trabalhos menores. Apesar das adversidades, continuou a escrever e manteve um diário pormenorizado, que se tornou uma obra essencial para a compreensão da vida quotidiana durante o Holocausto na Roménia.

Mihail Sebastian faleceu tragicamente a 29 de Maio de 1945, vítima de um acidente de viação, alguns meses após o fim da guerra. A sua morte prematura interrompeu uma carreira literária promissora, mas o seu legado perdura através das suas obras, que oferecem um testemunho poderoso das lutas e da resiliência da comunidade judaica romena. O diário de Sebastian, publicado postumamente, consolidou a sua reputação como uma das vozes mais importantes e sensíveis da literatura do século xx.
Sem informação.
impresso em papel snowbright com certificado ambiental.

Se gostou deste livro também vai gostar de...

Venha construir esta editora connosco