12.00€ 10.80 
Titulo Quis Saber Quem Sou
Autor Pedro Penim
Colecção
Textos de Teatro
Género
Teatro
Proposto por
TNDMII
Editor
Hugo Xavier
Formato
13x20 cm
N.º Páginas
124
Data
Mario de 2025
ISBN
978-989-8349-83-5
Notas
«Quis saber quem sou» foi, exatamente, a primeira frase de pendor revolucionário do início da democracia em Portugal, ouvida ainda a 24 de abril de 1974, às 22 horas e 55 minutos, nas ondas dos Emissores Associados.
O primeiro verso da canção «E Depois do Adeus», pleno de questionamento individual e coletivo, cantado por Paulo de Carvalho, marca o momento histórico do arranque da Revolução, transformando o que era pouco mais do que uma canção de amor num símbolo da liberdade. A meio caminho entre o concerto e a peça de teatro, Quis Saber Quem Sou – Um concerto teatral pretende revisitar as canções da Revolução, as palavras de ordem, as cantigas que são armas, mas também as histórias pessoais das gerações que fizeram o 25 de Abril, trazendo para o palco jovens atores/cantores, escolhidos numa audição a nível nacional, e colocando nas suas vozes e nos seus corpos de hoje, e do futuro, a memória das palavras da liberdade.
Pedro Penim (n. 1975) é um encenador, ator e dramaturgo.
O seu trabalho estende-se também à programação, às conferências, à tradução e ao ensino, e já foi apresentado em diversos festivais e temporadas por todo o território português, bem como em diversos países da Europa, América do Sul, Ásia e Médio Oriente.
É licenciado em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa e mestre em Gestão Cultural pelo ISCTE.
Fundou, em 1995, o coletivo Teatro Praga, companhia emblemática da criação teatral portuguesa contemporânea, com a qual estreou mais de cinquenta espetáculos, tendo sido agraciado com diversos prémios.
Em 2013, fundou o espaço cultural Rua das Gaivotas 6, em Lisboa, projeto essencial na capital que acolhe criações de novos artistas, à margem do convencional.
O seu trabalho como encenador, em nome individual, parte habitualmente de aspetos biográficos e tenta complexificar diversos eixos do jogo entre a realidade e a ficção, e hibridizar elementos factuais e teatrais. Como dramaturgo, assinou inúmeros textos representados em português, inglês, francês, italiano e hebraico, destacando-se as peças Doing It, Before, Tear Gas, Israel, Eurovision, a peça para rádio As Obras no Escuro, Pais & Filhos e Casa Portuguesa. A sua peça Before serviu de guião ao filme Past Perfect, de Jorge Jácome, integrado na seleção oficial da Berlinale 2019 e recipiente de diversos prémios internacionais de cinema.
Fora do Teatro Praga, trabalhou em diversos projetos internacionais de artistas e companhias como tg Stan – Bélgica (Point Blank, 1998-2001), Tim Etchells/Ant Hampton – Reino Unido (The Quiet Volume, 2012), Forced Entertainment – Reino Unido (Quizoola!, 2014-2019) e Lola Arias – Argentina (Mis Documentos, 2020).
Em 2021, foi nomeado diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, cargo que ocupa desde novembro desse ano.
Sem informação.
Impresso em papel snowbright com certificado ambiental

Se gostou deste livro também vai gostar de...

Venha construir esta editora connosco