31.80€ 19.90 
Titulo Clássicos do Ambiente (Pack)
Autores Eric Knight, Felix Salten, Marguerite Kirmse (Ilustradora), Pedro Salvador Mendes (Ilustrador)
Género
Romance
Editor
Hugo Xavier
Formato
15,5x23,5cm
N.º Páginas
248
Data
Agosto 2018
ISBN
978-989-99542-0-5+978-989-99542-9-8
Notas
Dos livros que mais marcaram a sensibilidade ambiental no século XX
«Bambi, uma vida nos bosques» de Felix Salten era um dos ódios de eleição de Adolf Hitler que o mandou queimar assim que chegou ao poder.

«Lassie» de Eric Knight alertou para a tirania exercida sobre o animal doméstico.

Dois livros que foram adaptados ao cinema em filmes para a infância e juventude mas que foram escritos, publicados e lidos para um público adulto.

Obras que podem ser lidas por públicos de qualquer idade e que deveriam ser leitura obrigatória em idade de formação.

 
Salten e Knight viram as suas obras levadas ao cinema e por ele popularizadas.
Eric Knight (1897-1943) nasceu no Yorkshire em Inglaterra, o cnário que usou para «Lassie regressa a casa». Em jovem e devido aos tempos difíceis que se viviam também em Inglaterra, a sua família mudou-se para os estados Unidos.

Knight estudou na Cambridge Latin School no Massachusetts e terminado o curso casou-se instalando-se com a sua esposa numa quinta no estado da Pansilvânia onde fazia criação de cães, alguns dos quais trouxe de inglaterra.

Em 1938 publicou um conto numa revista que teve tanto sucesso que resolveu transformá-lo num livro e assim nasceu «Lassie regressa a casa», publicado em 1940, inspirado no seu collie preferido Toots.

Entretanto e para se poder casar, Knight teve de abdicar da cidadania britânica o que, com a chegada da Guerra à sua amada Inglaterra, o lançou num dilema. Inscreveu-se como piloto na força aérea norte-americana ansiosamente esperando que o seu país de acolhimento se envolvesse no conflito.

Foi subindo na carreira tornando-se major mas em 1943 falece num acidente aéreo poucos meses antes da estreia do filme que viria ainda aumentar mais a fama do livro e do autor.

Marguerite Kirmse é uma das mais premiadas e prestigiadas ilustradoras americanas do século XX.

Felix Salten (1869-1945), foi um escritor austríaco, considerado um dos fundadores da moderna literatura infantil e pioneiro da defesa ambiental.

Os seus pais vieram da Hungria para Viena, cidade que dera pela primeira vez cidadania total a judeus a partir de 1867. Contudo as dificuldades da viagem e a dificuldade de integração levaram a que o pai de Salten entrasse numa espiral negativa que culminou na falência dos seus negócios quando Felix perfez 16 anos. Este abandonou a escola e trabalhou numa seguradora ao mesmo tempo que começou a submeter poemas e contos a várias publicações.

Precoce e dotado para as letras, Salten, em pouco tempo, era um crítico e escritor estabelecido. Em 1900 publicou o seu primeiro livro e a partir daí seguiu-se uma produção regular de peças, livros de contos, ensaios, livros de viagens e romances. Ao mesmo tempo Felix Salten escrevia para quase todos os grandes jornais e publicações do país.

Em 1927 sucedeu a Arthur Schnitzler na presidência do P.E.N. Club austríaco mas 3 anos depois a vida começava a tornar-se impossível para qualquer judeu proeminente. Em 1936 os livros de Salten foram banidos pelo partido Nazi, consta que sob pedido expresso de Hitler.

Aquando da anexação da Áustria em 1938, Salten fugiu para Zurique onde viveu até à sua morte em 1945.

Para além de «Bambi», dois outros livros de Salten serviram de inspiração a filmes de Walt Disney.

Esta é a primeira tradução portuguesa em mais de 70 anos.

Pedro Salvador Mendes é o ilustrador oficial do Zoo de Lisboa e autor premiado de livro ilustrado.
Sem informação.
Sem informação.
Edição ilustrada impressa em papel Snowbright, amigo do ambiente
Venha construir esta editora connosco