11.00€9.90€
Titulo O Duelo
Autor Bernardo Santareno
Colecção
Textos de teatro
Género
Teatro
Proposto por
TNDMII
Editor
José Carlos Alfaro
Formato
13 x 20 cm
N.º Páginas
152
ISBN
978-989-8349-46-0
Numa lezíria, personagens olham-se de frente e estabelecem tensões entre a memória mal resolvida do passado e a dificuldade em ver o presente como ele é.
Laços familiares e laços de poder onde cada um tenta delinear um território. Com os toiros em pano de fundo, a tensão entre as pessoas que habitam este lugar é o verdadeiro centro da narrativa. O homem e a sua animalidade. O que é homem é animal e o que é animal também é homem. Esta lezíria que vive na margem de um rio que muitas vezes a invade é também uma metáfora sobre o homem, a sua fragilidade e a condição humana.
Bernardo Santareno (1920 — 1980) é considerado o maior dramaturgo português do século XX.
Bernardo Santareno, pseudónimo literário de António Martinho do Rosário (Santarém, 19 de Novembro de 1920 — Oeiras, 29 de Agosto de 1980) é considerado o maior dramaturgo português do século XX.

Formado em Medicina psiquiátrica, Bernardo Santareno rapidamente conciliou a sua profissão de médico com a de escritor. Primeiro poeta, autor de três livros e mais tarde, em muito influenciado pelas experiências como médico da frota bacalhoeira portuguesa na Terra Nova e Gronelândia que incluiria no seu único livro de narrativas, Nos mares do fim do mundo, dedicou-se ao teatro.

Da sua obra teatral destacam-se A promessa, O lugre, O crime da aldeia velha ou O judeu; a primeira foi retirada de cena por pressões da Igreja Católica junto do governo salazarista.

Várias das suas obras foram adaptadas ao cinema e a telefilmes.
Sem informação.
Sem informação

Se gostou deste livro também vai gostar de...

Venha construir esta editora connosco