27.90€ 18.14 
Valor mínimo para apoiar este livro
29
Apoiantes
159
Apoiantes Necessários
Titulo Simplicissimus
Autores Hans Jakob von Grimmelshausen, C. M. Novais Madureira (tradutor), Lutz Ehrenberger (ilustrador), Joseph Sattler (ilustrador)
Género
Romance
Proposto por
Cristina Madureira, Livraria Flaneur, e Helena Topa.
Editor
Hugo Xavier e Pedro Bernardo
Formato
15,5x23,5 cm
N.º Páginas Estimado
686
Data Estimada
Outubro / Novembro de 2025
Notas
Considerado o primeiro grande romance da literatura alemã e com uma importância equivalente à de «Dom Quixote», de Miguel de Cervantes.
Simplicissimus, escrito por Johannes von Grimmelshausen em 1668, é considerada uma das obras mais importantes da literatura barroca alemã. A narrativa acompanha a vida de um jovem ingénuo, Simplicius, durante a devastadora Guerra dos Trinta Anos (1618-1648). O  protagonista, arrancado de uma pacata vida rural depois de um ataque à sua aldeia, embarca numa jornada marcada por aventuras surreais, desventuras cómicas e encontros filosóficos. Enquanto tenta compreender o mundo que o rodeia, Simplicius passa por várias transformações – de pastor a eremita, soldado ou bobo-da-corte –, oferecendo-nos uma visão caleidoscópica da sociedade de então.

A obra é uma profunda sátira social e um grande comentário sobre a guerra, o comportamento humano e a fragilidade das instituições da época. De inspiração picaresca adaptada, porém, ao contexto alemão, combina humor, crítica social e alegoria, permitindo traçar um paralelismo com autores como Cervantes. A sua influência na literatura posterior é evidente, enquanto texto precursor do realismo e inspirador de autores como Goethe, Thomas Mann, Brecht e Günter Grass. Além do mais, Simplicissimus é um livro estudado na qualidade de retrato raro e particularmente relevante da cultura e da dura realidade dos territórios alemães do século xvii, razão pela qual terá tido certamente múltiplas adaptações para teatro, cinema e televisão.


Esta edição inclui ilustrações criadas especificamente para o texto de Johannes von Grimmelshausen, concebidas por dois grandes ilustradores alemães da transição do século xix para o século xx.  


«Uma das obras que melhor retratam a sociedade e a mundividência de uma época extremamente conturbada da Alemanha, enquanto se constitui como um dos melhores romances de formação do século xvii.» Ricarda Huch
 
Hans Jakob Christoffel von Grimmelshausen (1622-1676) foi um escritor alemão do período barroco, amplamente reconhecido pela sua obra «Der Abentheuerliche Simplicissimus Teutsch».
Considerado o precursor do romance picaresco na Alemanha, utilizou a literatura como forma de espelhar os horrores e os absurdos da Guerra dos Trinta Anos, um acontecimento que moldou profundamente a sua vida e a sua obra.

Nascido em Gelnhausen, Grimmelshausen viveu num período de grande instabilidade política e religiosa. A Guerra dos Trinta Anos, que começou ainda nos seus tempos de juventude, teve um impacto significativo na sua vida - foi sequestrado por tropas em 1634 e forçado a servir como soldado, experiência que mais tarde iria incorporar nas suas obras para fazer descrições vívidas da guerra e elaborar críticas ferozes ao conflito. Terminada a frente de batalha, Grimmelshausen trabalhou como administrador e estalajadeiro, mas dedicou-se sobretudo à escrita, frequentemente sob pseudónimos.

Embora tenha escrito vários livros, Simplicissimus continua a ser o seu grande feito, consolidando o Autor como um dos cronistas literários mais notáveis do seu tempo. A obra  tornou-se uma fonte histórica e literária importante para o estudo da Alemanha barroca, inspirando posteriormente outros autores e mantendo a sua relevância na qualidade de crítica universal à guerra e análise sublime da condição humana.
 
Sem informação.
Impresso em papel snowbright com certificado ambiental.

Se gostou deste livro também vai gostar de...

Venha construir esta editora connosco