Nas origens do Teatro está a capacidade de inventar personagens materiais e imateriais, de arquitetar narrativas que lancem às personagens o desafio de se confrontarem com situações e dificuldades que terão de ultrapassar.
As religiões roubaram ao Teatro as personagens imateriais. Reforçaram os arquétipos em que tinham de se basear para conseguirem inventariar normas de conduta partilháveis que apaziguassem as ansiedades das pessoas perante o mundo desconhecido e o medo da morte.
O Teatro ficou com as personagens materiais, representantes não dos deuses na terra, mas de seres humanos pulsionais, contraditórios, vulneráveis, que, apesar de perdidos nos seus percursos existenciais, procuram dar sentido às suas escolhas.
Aos artesãos pensadores do Teatro cabe o desígnio de ir compreendendo a sua função ao longo dos tempos, inventando as ferramentas, esclarecendo as noções que permitam executar a especificidade da sua Arte. Não se podem demitir da responsabilidade de serem capazes de transmitir as ideias, as experiências adquiridas, às gerações vindouras, dando continuidade à ancestralidade de uma profissão que perdura.
João Brites (Torres Novas, 4 de junho de 1947) é dramaturgista, encenador e cenógrafo.
Fundou, no seu regresso do exílio em Bruxelas, em 1974, após a revolução de 25 de Abril, o Teatro O Bando, que ainda dirige atualmente e que se encontra instalado em Vale de Barris (Palmela). Da sua formação na área da Gravura, da Pintura Monumental e da Cenografia, na École Nationale Superieure des Arts Visuels - La Cambre (Bélgica) trouxe um modo de conceber o Teatro, afirmando-se como um artista singular no campo teatral português. Enquanto encenador e diretor artístico do Teatro O Bando caracteriza-se pela sua escrita dramatúrgica de versões cénicas de textos não-dramáticos portugueses e estrangeiros, que adapta e encena; pelo teatro coletivo e comunitário; pela invenção, com a sua equipa artística, de dispositivos simbólicos através da conceção plástica do espetáculo e das suas máquinas de cena; pela direção de atores em torno da ideia de ator-artista e do sistema da Consciência do Ator em Cena, fortemente ancorado nas noções de diálogo interior, de personagem intermédia e de dissonâncias entre os planos da interioridade, da oralidade e da corporalidade. Durante 22 anos foi professor na Escola Superior de Teatro e Cinema (Lisboa); foi diretor artístico do Festival Internacional de Artes de Rua, diretor da Unidade de Espetáculos da EXPO’98, tendo sido agraciado com o grau de Comendador da Ordem do Mérito (1999). Em 2011, foi o comissário da Representação Oficial Portuguesa na 12.ª Quadrienal de Praga.
Sem informação.
Impresso em papel snowbright com certificado ambiental.