Um clássico moderno portentoso sobre um império que mudou a face do nosso mundo.
Em 1453, data que inaugura a Era Moderna, os Turcos conquistam Constantinopla, a grandiosa capital do Império Bizantino. Fora o culminar de um processo longo de séculos e cujo desenvolvimento não deixa de ser uma história impressionante, a de um povo nómada – os Turcos Seljúcidas – vindo das estepes da Ásia Central e que, no seu avanço para ocidente, foi subjugando várias populações e evoluindo de uma simples tribo para um principado. O mais conhecido foi criado por Osmã, no Noroeste da Anatólia. Viria a ser a origem do Império Otomano.
Embora habitualmente não seja incluído entre os grandes impérios da História, o Império Otomano chegou a ser uma das maiores estruturas político-sociais, numa escala que o Ocidente não vira desde a desintegração do Império Romano: governou a Europa Oriental, a Ásia Ocidental e grande parte do Magrebe, bem como territórios com tradições políticas muito diferentes, com muitos grupos étnicos – Gregos, Sérvios, Búlgaros, Romenos, Arménios, Turcos e Árabes – e com diversas comunidades religiosas – muçulmanos sunitas e xiitas, cristãos de todas as Igrejas históricas, e judeus. Nalguns casos, o Império governou a maior parte deles durante cerca de 400 anos, e alguns mais de 600.
Lorde Kinross, de seu nome John Patrick Douglas Balfour e 3.º Barão Kinross (1904-1976), foi um historiador escocês que se notabilizou pelos seus trabalhos sobre a história turco-islâmica, com realce para a sua biografia de Mustafa Kemal Atatürk.
Lorde Kinross, de seu nome John Patrick Douglas Balfour e 3.º Barão Kinross (1904-1976), foi um historiador escocês que se notabilizou pelos seus trabalhos sobre a história turco-islâmica, com realce para a sua biografia de Mustafa Kemal Atatürk.
Fez a sua formação académica em Oxford, no Winchester College e no Balliol College. Posteriormente, tornou-se jornalista e escritor.
Na II Guerra Mundial, cumpriu o serviço militar na Força Aérea e no serviço de informações (de 1944 a 1947 esteve destacado no Cairo, onde foi Primeiro Secretário da Embaixada britânica). Estes anos passados no Médio Oriente e as várias viagens que fez à Turquia aguçaram-lhe a curiosidade sobre a história deste país.
Sem informação.
Impresso em papel snowbright com certificado ambiental.
Note: durante o processo de
crowdfunding este livro foi apresentado como edição cartonada. Infelizmente e pelos motivos
aqui indicados, não foi possível manter esse desiderato e a edição será brochada.