17.90€ 16.11 
Titulo História de um Homem Comum
Autores George Orwell, Jacinta Maria Matos (Int., trad. e notas)
Género
Romance
Proposto por
Suzana Ramos e Jacinta Matos
Editor
Suzana Ramos
Formato
15,5x23,5 cm
N.º Páginas
244
Data
Março de 2022
ISBN
978-989-8872-82-1
Notas
Excerto
Inédito em Portugal, este é o grande romance de Orwell sobre a redescoberta das complexidades que estão na base de um homem comum.
Quando escreveu Coming up for Air, título original de História de Um Homem Comum, o romance de George Orwell que agora se publica pela primeira vez no nosso país, o escritor estava em Marraquexe, a recuperar de uma lesão que sofreu na Guerra Civil de Espanha. Decorria então o ano de 1938, e o mundo vivia ensombrado com a possibilidade de uma guerra que para alguns era inevitável – como defende o herói deste livro, George Bowling –, enquanto outros acreditavam ainda, como era o caso do governo inglês, na possibilidade de evitar o conflito com Hitler.
 
Neste romance que oscila entre um registo cómico e um registo pessimista – especialmente no que diz respeito ao capitalismo especulativo, às ameaças políticas externas e à morte de uma certa Inglaterra rural – George Bowling é um angariador de seguros na meia-idade, que vive numa casa geminada de um subúrbio inglês com a mulher e dois filhos. Um dia, depois de ganhar algum dinheiro numa aposta, e antecipando os tempos terríveis que se adivinhavam tanto para si como para o país, tenta recuperar a sua infância idílica e regressa a Lower Binfield, o lugar onde nasceu, para pescar carpas num lago que lhe ficou na memória durante trinta anos. Infelizmente esse lago já não existe, o vilarejo tornou-se irreconhecível e o principal acontecimento da sua escapadela está longe de ser aquilo que se esperava.
 
«A sua honestidade intelectual totalmente isenta fazia com que, por vezes, parecesse quase inumano.»
Arthur Koestler

«Provavelmente o mais inesperado de todos os romances de Orwell. Uma viagem épica e ao mesmo tempo profundamente humana, e, portanto, complexa, ao passado de um homem comum.»
Gordon Bowker

«Raramente a sua escrita deixou de ser política e, quando não o foi, era avassaladoramente humana.» Christopher Hitchens
George Orwell (1903-1950), pseudónimo de Eric Arthur Blair, é um dos escritores mais influentes do século xx à escala mundial.
Nasceu na Índia britânica e além de escritor, foi também jornalista e ensaísta, revelando um talento enorme em cada uma destas áreas. Filho de pai inglês e de mãe francesa, regressou a Inglaterra com um ano, país onde fez um percurso escolar brilhante. Na idade adulta Orwell decidiu não frequentar o ensino superior e servir na Polícia Imperial da Birmânia, porém, não consegue lidar com a lógica do sistema imperialista. De volta a Inglaterra, viveu nos bairros pobres de Londres, seguindo o exemplo de Jack London, que tanto admirava. Em 1928 mudou-se para Paris, onde vive na pele a miséria e a degradação que dão origem ao romance Na Penúria em Paris e em Londres (1933). Enquanto homem de acção com convicções profundas – não apenas sobre literatura e aquilo que deve ser a clareza de escrita, mas também sobre as injustiças sociais e a necessidade de combater o totalitarismo – juntou-se à facção republicana na Guerra Civil Espanhola, experiência que viria a descrever em Homenagem à Catalunha (1938). Ainda a recuperar de uma lesão que sofreu neste conflito, Orwell escreve Coming Up for Air (1939), título original de História de um Homem Comum, romance injustamente esquecido, que agora se publica pela primeira vez em Portugal. Seguiram-se os livros mais aclamados – A Quinta dos Animais (1945) e Mil Novecentos e Oitenta e Quatro (1949). Orwell morreu de tuberculose, em Londres, aos 46 anos. Foi sepultado em Oxfordshire com um epitáfio que dizia apenas «Aqui jaz Eric Arthur Blair, nascido a 25 de Junho de 1903, falecido a 21 de Janeiro de 1950».
Sem informação.
Impresso em papel snowbright com certificado ambiental.

Se gostou deste livro também vai gostar de...

Venha construir esta editora connosco