Inédito em Portugal, este é o grande romance de Orwell sobre a redescoberta das complexidades que estão na base de um homem comum.
Quando escreveu Coming up for Air, título original de História de Um Homem Comum, o romance de George Orwell que agora se publica pela primeira vez no nosso país, o escritor estava em Marraquexe, a recuperar de uma lesão que sofreu na Guerra Civil de Espanha. Decorria então o ano de 1938, e o mundo vivia ensombrado com a possibilidade de uma guerra que para alguns era inevitável – como defende o herói deste livro, George Bowling –, enquanto outros acreditavam ainda, como era o caso do governo inglês, na possibilidade de evitar o conflito com Hitler.
Neste romance que oscila entre um registo cómico e um registo pessimista – especialmente no que diz respeito ao capitalismo especulativo, às ameaças políticas externas e à morte de uma certa Inglaterra rural – George Bowling é um angariador de seguros na meia-idade, que vive numa casa geminada de um subúrbio inglês com a mulher e dois filhos. Um dia, depois de ganhar algum dinheiro numa aposta, e antecipando os tempos terríveis que se adivinhavam tanto para si como para o país, tenta recuperar a sua infância idílica e regressa a Lower Binfield, o lugar onde nasceu, para pescar carpas num lago que lhe ficou na memória durante trinta anos. Infelizmente esse lago já não existe, o vilarejo tornou-se irreconhecível e o principal acontecimento da sua escapadela está longe de ser aquilo que se esperava.
«A sua honestidade intelectual totalmente isenta fazia com que, por vezes, parecesse quase inumano.»
Arthur Koestler
«Provavelmente o mais inesperado de todos os romances de Orwell. Uma viagem épica e ao mesmo tempo profundamente humana, e, portanto, complexa, ao passado de um homem comum.»
Gordon Bowker
«Raramente a sua escrita deixou de ser política e, quando não o foi, era avassaladoramente humana.» Christopher Hitchens