Um dos livros mais importantes e abrangentes sobre a história do continente africano.
História de África. Das Origens à Actualidade, que agora se publica em dois volumes devido à sua dimensão, é uma obra monumental que visa sintetizar a história do continente, desde a pré-história aos nossos dias. Recorrendo a uma abordagem multidisciplinar – que inclui, entre outras áreas, a arqueologia, a etnografia, a geografia e a climatologia – Bernard Lugan conta-nos a história de África, um continente imenso e diversificado, mas deveras martirizado pela fome, pela guerra e pela seca.
Dos antepassados do Homem até a civilizações que marcaram a histórica - como o Egipto faraónico -, dos colonialismos sucessivos ao longo de séculos à instabilidade política da África contemporânea, Lugan não alinha no discurso fácul da culpabilização colonial apontando uma conjuntura de factores endémicos.
Uma obra de referência, ilustrada por 145 mapas a preto & branco, 32 a cores e 20 gráficos e tabelas.
Bernard Lugan (n. 1946) é um historiador francês, que se especializou na história do continente africano, sobre a qual já publicou mais de 30 obras.
Entre as suas obras destacam-se as histórias de vários países africanos: Líbia (2015), Marrocos (2011), África do Sul (2010), Egipto (2002), Ruanda (1997) e, claro, esta monumental História de África. Das Origens à Actualidade, actualizada em 2020.
Bernard Lugan começou por fazer investigação arqueológica no Ruanda, nos anos 70 do século XX. Ali, foi professor na Universidade Nacional do Ruanda, e em 1982 tornou-se professor da Universidade de Lyon. Até 2015, deu aulas em Saint-Cyr, a academia militar francesa, e actualmente é professor na Escola de Altos Estudos da Defesa.
Na sequência do genocídio no Ruanda, em 1994, Bernard Lugan foi ouvido pelo Tribunal Penal Internacional como testemunha especialista.
Sem informação.
Impresso em papel snowbright com certificado ambiental
Inclui extratextos a cores