15.00 
Titulo Hotel do Norte
Autores Eugène Dabit, Rogério Fernandes (tradutor)
Colecção
Exclusiva
Género
Romance
Proposto por
Hugo Xavier
Editor
Hugo Xavier
Formato
13x20cm
N.º Páginas
200
Data
Setembro de 2025
ISBN
978-989-9130-59-3
Notas
Um pequeno grande sonho que toca muitas vidas e as transforma durante um curto momento do tempo.
Um clássico da literatura francesa da primeira metade do século XX, este romance de Eugène Dabit, um dos escritores mais vendidos do seu tempo, segue a história de um casal jovem que decide explorar uma pensão um pouco decadente nas margens do Sena.

As histórias cruzadas da vida dos proprietários e dos seus hóspedes traçam um retrato ao mesmo tempo comovente, crítico e satírico, mas sempre profundamente humano da sociedade em transformasção entre guerras.

O romance de Dabit foi adaptado ao cinema num clássico filme homónimo por Marcel Carné, em 1938. 

«A arte, para ele, é uma astúcia […] pelo que conduz o leitor a conclusões não ditas.» — Paul Nizan

[Sobre Hotel do Norte] «Triste, pungente e belo. Imensamente humano.» — Les Ensablés (ActuaLitté)

«Dabit foi uma testemunha bastante sincera e lúcida, verdadeiramente um artista original, que merece não ser esquecido.” — Pierre Bardel
 
Eugène Dabit (Mers-les-Bains, 21 de Setembro de 1898 — Sebastopol, 21 de Agosto de 1936) foi um escritor e pintor francês ligado à chamada «literatura proletária».
Filho de gente modesta de Montmartre, passou a infância em pensões/hotéis populares administradas pelos pais, experiência que marcou a sua visão da sociedade; estudou pintura na École des Beaux-Arts e expôs antes de se afirmar nas letras.
A consagração chegou com o romance Hôtel du Nord (1929), crónica de vidas humildes nas margens do canal Saint-Martin, galardoado com o Prémio do Romance Populista em 1931; seguiram-se títulos como Petit-Louis, Villa Oasis ou Les Faux Bourgeois, Faubourgs de Paris, Un mort tout neuf, L’Île, La Zone verte e Train de vies. Em 1932 obteve uma bolsa da Fundação Blumenthal e participou em debates e iniciativas de esquerda através da Associação dos Escritores e Artistas Revolucionários.
Em 1936 viajou à U.R.S.S. com André Gide (grupo que incluía Jef Last, Louis Guilloux, Jacques Schiffrin e Pierre Herbart); adoeceu no percurso do Mar Negro e morreu subitamente em Sebastopol, com diagnóstico então referido como escarlatina (algumas fontes evocam tifo). Hôtel du Nord inspirou, em 1938, o filme de Marcel Carné, e o Journal intime (1926–1936) saiu postumamente em 1939; desde 2012, o Prémio do Romance Populista passou a chamar-se Prémio Eugène-Dabit.
Sem informação.
impresso em papel snowbright com certificado ambiental.

Se gostou deste livro também vai gostar de...

Venha construir esta editora connosco