Considerado por muitos como provavelmente o melhor estudo sobre a história e a teoria da sétima arte...
Segundo Bazin, O que é o Cinema? «não é tanto a promessa de resposta, mas o enunciar de interrogações que o Autor levanta a si mesmo no decorrer destas páginas. É uma obra que não pretende, pois, oferecer uma geologia e uma geografia exaustivas do cinema, mas simplesmente levar o leitor a uma sucessão de sondagens, explorações e considerações feitas aos filmes sujeitos diariamente a apreciação crítica».
Originalmente publicado em 1976, vários anos após a morte do Autor, O que é o Cinema? reúne os melhores textos de Bazin sobre a sétima arte. Esta é também uma edição profusamente ilustrada com fotogramas e outras imagens diversas.
O contributo de André Bazin continua, ainda hoje, a ser um dos mais decisivos para compreender o cinema.
André Bazin (1918-1958) foi um dos mais influentes críticos e teorizadores do cinema.
Nascido em 1918, André Bazin viria a ser um dos mais influentes críticos de cinema do pós-guerra – apesar da sua morte precoce, aos 40 anos –, respeitado por cineastas e por todos quantos estão ligados ao cinema. As suas opiniões eram ouvidas mesmo quando tratava filmes considerados de menor qualidade, tal a fecundidade das suas considerações críticas. Por isso, é considerado um dos pais espirituais da Nouvelle Vague que se desenvolveu logo após a sua morte.
Foi um dos co-fundadores dos Cahiers du Cinéma, tendo ali desempenhado a função de editor principal durante quase uma década, até morrer. A par desta actividade, proferiu várias palestras para os alunos do Institut des Hautes Études Cinématographiques.
É autor, entre outras obras, de Orson Welles, Vittorio de Sica e de Jean Renoir, para além de inúmeros artigos e ensaios.
Sem informação.
Edição Ilustrada.
Impresso em papel Snowbright com certificado ambiental.