Depois de anos na mítica editora Ática, a E-primatur assume a edição das obras de Santareno, para muitos (nós incluidos) o maior dramaturgo português do século passado.

De Bernardo Santareno (1920-1980) publicaremos ainda este ano «Nos Mares do Fim do Mundo», um dos poucos textos em prosa do autor, constituido pelos cadernos de notas e por fotografias tiradas pelo autor ao longo dos 12 meses que passou num navio da frota de pesca bacalheira portuguesa na Terra Nova.

Trata-se não apenas de um documento imprescindível para a nossa história social, cultural e industrial mas também de um texto de grande beleza que aponta pistas muito claras para a descodificação da obra e escrita do autor.

O objectivo continuado da publicação das obras de Santareno é precisamente o torná-las de novo disponíveis no mercado. Acreditamos que há público suficiente para, através do mecanismo de crowdpublishing do projecto E-primatur, manter a obra sempre viva e disponível. Sabemos que não é um best-seller mas é intolerável para nós que isso constitua argumento para a sua não publicação.

Acreditamos que o mercado dará voz a Bernardo Santareno.

Para o ano temos prevista a publicação da peça «Inferno», uma das mais importantes do autor e que está esgotada há mais de 30 anos.