16.90€ 15.21 
Titulo Estranha Profecia e Outros Textos
Autores Heinrich von Kleist, Bruno C. Duarte (Posfácio, trad. e notas)
Colecção
Variações
Género
Clássico
Proposto por
Bruno C. Duarte
Editor
Hugo Xavier
Formato
13x20cm
N.º Páginas
272
Data
Junho de 2022
ISBN
978-989-8872-77-7
Notas
Excerto
Pequeno livro que revela pela primeira vez ao leitor português uma das facetas mais interessantes da obra de um dos grandes autores da literatura alemã.
«Entre o início de Outubro de 1810 e o final de Março de 1811, Heinrich von Kleist organizou e editou um dos primeiros jornais diários da cidade de Berlim, o vespertino Berliner Abendblätter. Foi aí que publicou pela primeira vez alguns dos seus textos mais célebres, entre os quais se contam as primeiras versões dos contos A mendiga de Locarno e A Santa Cecília ou o poder da música, e ainda vários ensaios, como Carta a um jovem poetaUm princípio da crítica superior, ou Sobre o teatro de marionetas.» (do Posfácio)

Assumindo um cariz intencionalmente sensacionalista, Kleist preenche os espaços livres do jornal, os que ficavam no final das colunas de texto dos artigos e dos textos de maior dimensão, com pequenas histórias, relatos de episódios do quotidiano, anedotas, relatórios da polícia de Berlim, relatos de ocorrências estranhas, críticas, opiniões...

Neste conjunto de textos o leitor pode encontrar o antepassado do microconto ou ter uma noção da realidade quotidiana na metrópole alemã na primeira década do século xix. Este livro tanto pode ser lido como um trabalho literário ou como um dos primeiros exemplos da escrita jornalística moderna, mas, acima de tudo, revela a notável polivalência de um escritor incomparável.

Esta é a primeira tradução em língua portuguesa de grande parte destes textos.
Heinrich von Kleist (1777-1811) é um dos escritores alemães mais importantes da viragem para o século XIX.
Poeta, dramaturgo, romancista, contista e jornalista, Kleist é reconhecido como um dos nomes maiores da literatura universal.
Nascido em Frankfurt (então reino da Prússia), depois de uma escassa educação alistou-se no Exército, onde serviu e combateu na campanha do Reno (1796). Passou para a vida civil em 1799, com a patente de Tenente.
Estudou Direito e Filosofia na universidade e menos de um ano depois conseguia um cargo subalterno no Ministério das Finanças em Berlim.
O seu espírito inquieto levou-o a viajar por Paris, Praga, Dresden (onde publicou um jornal); terá convivido com Goethe e Schiller, além de outros autores, muitos dos quais no exílio. Em 1803, mostrou a alguns deles o seu primeiro drama. Pouco tempo depois foi preso pelos Franceses como espião (que talvez tenha sido)...
De regresso a Berlim no final de 1809, conhece a doente terminal Henriette Vogel, cujos talentos intelectuais e musicais o cativam, e aceita um pacto que o leva ao suicídio em 1811.
No meio desta vida curta, a sua produção literária e intelectual – que vai da retórica ao ensaio sobre filosofia estética – marcou escritores e pensadores contemporâneos e futuros. Kafka era um admirador dos contos de Kleist.
Muitas das suas obras foram publicadas postumamente. A sua influência estendeu-se até hoje ao campo da filosofia estética, mas também à literatura, sendo considerado um dos vultos maiores da literatura europeia, com adaptações teatrais, televisivas e cinematográficas das suas obras.
Sem informação.
Impresso em papel snowbright com certificado ambiental

Se gostou deste livro também vai gostar de...

Venha construir esta editora connosco