14.90€ 11.27 
Titulo Outra Democracia. Uma Alternativa Nacional [Pré-venda -20%]
Autores Mário Saraiva, José Manuel Quintas (pref.)
Colecção
Ensaio
Género
Ensaio
Proposto por
José Manuel Quintas e Manuel Vieira da Cruz
Editor
Hugo Xavier
Formato
14x21cm
N.º Páginas
160
Data
Junho de 2025
ISBN
978-989-8973-71-9
Notas
Originalmente publicado em 1983, este ensaio de Mário Saraiva propõe-se repensar o sistema democrático vigente, apresentando uma alternativa que se afasta do monopólio dos partidos.
«O ensaio Outra Democracia. Uma Alternativa Nacional, que agora se reedita, deve ser entendido no contexto da época em que foi redigido: incorpora notas tomadas ao longo de vários anos mas é publicado pela primeira vez em 1983. Após o Golpe militar de Abril de 1974, o Pacto MFA-Partidos e as eleições para a Assembleia Constituinte de Abril de 1975, em Abril de 1976 entrou em vigor uma nova Constituição da República Portuguesa. A primeira revisão do texto constitucional teve lugar seis anos depois, tendo sido aprovada em 30 de Setembro de 1982. [...] 
Para Mário Saraiva, a palavra ‘Democracia’ é amplamente utilizada em política, mas o seu significado é frequentemente impreciso e variado: Democracia significa o governo conforme a vontade do povo; e a verdadeira democracia permite ao povo escolher livremente o seu governo e governantes, sem imposição de um regime específico. No entanto, a prática actual limita essa escolha a partidos políticos, pelo que importa repensar a democracia para além dos partidos e considerar outros modelos de representação democrática. [...] Mais de quatro décadas após a primeira edição, este ensaio de Mário Saraiva continua a propor ideias que merecem reflexão.» do Prefácio de José Manuel Quintas
 
Mário António Caldas de Melo Saraiva (1910 – 1998) foi um médico, historiador, escritor e pensador político português.
Nasceu em Guimarães, poucos meses antes da implantação da República. Formou-se em Medicina pela Universidade de Coimbra e exerceu a profissão, tendo integrado o quadro de médicos civis da Força Aérea Portuguesa.
 
Para além da carreira médica, destacou-se como doutrinador político, sendo um dos principais teóricos do Neo-Integralismo Lusitano, movimento que procurava adaptar os princípios do Integralismo Lusitano às realidades da 2.ª metade do século XX. Crítico da partidocracia e do sistema de representação baseado em partidos políticos, propôs uma alternativa centrada na representação orgânica e funcional da sociedade. Na sua obra Outra Democracia – Uma Alternativa Nacional (1983), defende uma democracia assente em corpos intermédios como autarquias, sindicatos e associações profissionais, em oposição ao modelo partidário dominante.
 
Mário Saraiva também se notabilizou pelos seus estudos sobre o sebastianismo e a obra de Fernando Pessoa, contribuindo para a compreensão destes fenómenos na cultura portuguesa. Participou ativamente em organizações monárquicas, tendo exercido cargos directivos na Causa Monárquica, nomeadamente como presidente da Junta Distrital de Lisboa e membro da sua Comissão Doutrinária. A sua obra multifacetada reflecte uma preocupação constante com a identidade nacional e a busca de modelos políticos que valorizem as especificidades da sociedade portuguesa.
Sem informação.
Impresso em papel snowbright com certificado ambiental.

Se gostou deste livro também vai gostar de...

Venha construir esta editora connosco